Artigo - Open Access.

Idioma principal

O DESIGN CONTEMPORÂNEO COMO DISCIPLINA INTEGRADORA DA CULTURA TECNOLÓGICA

Curtis, Maria Do Carmo Gonçalves ; Roldo, Liane ;

Artigo:

Desde meados do século XX têm ocorrido mudanças significativas na sociedade contemporânea, e o design constitui um campo que evidencia o contexto cultural e tecnológico dessa situação. Neste trabalho são articulados o pensamento de R. Buchanam (1992) quando sugere que o design seja considerado como uma nova arte liberal, proposição reforçada por G. Swanson (1994; 2004) no contexto específico da educação em design. Também apresenta-se conceituações de cultura tecnológica e de tecnologia, uma vez que constituem o pano de fundo da discussão. A intenção em desenvolver a proposta é conjeturar a respeito dos direcionamentos relativos à educação em design, tendo em vista as progressivas transformações culturais e tecnológicas vividas pela sociedade contemporânea, e assinalar que tão importante quanto o saber técnico é refletir a respeito das repercussões sociais da intervenção técnica.

Artigo:

This paper articulated the thought of R. Buchanan (1992) suggests that when the design is considered as a new liberal art, enhanced by G. Swanson (1994, 2004) proposition in the specific context of design education. Also presents conceptions of technological culture and technology, since they constitute the background of the discussion. The intention is to develop the proposed conjecture about new directions in design education that can follow, considering the progressive technological transformations experienced by contemporary society, in particular noted that as important as technical knowledge is a reflection about the social repercussions technical intervention.

Palavras-chave: Ensino em design, tecnologia, artes liberais., Teaching in design, technology, liberal arts.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00474

Referências bibliográficas
  • [1] BUCHANAM, Richard. Wicked Problems in Design Thinking, Design Issues, Vol. 8, No. 2 (Spring, 1992), pp. 5-21, The MIT Press.
  • [2] BUNGE, Mario. Epistemologia: curso de atualização. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.
  • [3] GROPIUS, Walter. The scope of the overall architecture. New York: Collier Books, 1970.
  • [4] LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34,1999. MALDONADO, Tomás. Design Industrial. Lisboa: Edições 70, 2006.
  • [5] SWASOM, Gunnar. Graphic Design Education as a Liberal Art: Design and Knowledgein the University and the “Real World” Design Issues Volume X Nº1, (Spring, 1994), pp. 53-64, the MIT Press.
  • [6] SWASOM, Gunnar. Liberal Arts and Graphic Design: Six Cautionary Questions, s/l, s/e, 2004.
Como citar:

Curtis, Maria Do Carmo Gonçalves; Roldo, Liane; "O DESIGN CONTEMPORÂNEO COMO DISCIPLINA INTEGRADORA DA CULTURA TECNOLÓGICA", p. 1316-1324 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00474

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações