setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

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O conceito de atrito estático e a abordagem experimental para estudantes de Ensino Médio

Ferreira, M. V. V.;

Artigo Completo :

O objetivo deste artigo é demonstrar que através do método experimental é possível obter maior compreensão por parte dos alunos sobre o conceito de atrito estático, bem como na determinação do coeficiente de atrito. Através do paradigma da Física Experimental, que tem por objetivo introduzir o estudante em técnicas de obtenção de resultados é possível aplicar os conceitos teóricos de forma prática e dinâmica. A pesquisa foi realizada em uma escola do interior, economia predominantemente rural. Para obtenção dos dados para pesquisa foram aplicados três questionários e duas aulas, sendo que o primeiro questionário foi aplicado sem explicação alguma para obter o nível de conhecimento de cada aluno sobre o assunto e o segundo questionário após uma aula teórica e o terceiro após a aula experimental. O resultado mostra que através do método de ensino experimental os alunos apresentam melhor aproveitamento nos conteúdos de física, os alunos mostraram um incremento no índice de acerto de 28% devido à aula experimental.

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Palavras-chave: Ensino de física, coeficiente, experimental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-003

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Como citar:

Ferreira, M. V. V.; "O conceito de atrito estático e a abordagem experimental para estudantes de Ensino Médio", p. 5-6 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-003

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