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O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR QUE ATUA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA

Gomes, Maria Aparecida da Silva; Silva, Norma Lúcia da; Silva, André Vasconcelos da; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado;

Artigo Completo:

O comércio eletrônico ou e-commerce é o ambiente virtual onde as pessoas, sejam físicas ou jurídicas, acessam sites para realizar algum tipo de transação comercial, ou seja, vender, comprar, negociar, pagar dívidas, desde que seja utilizado qualquer meio eletrônico. Essa modalidade comercial surgiu com a invenção da internet nos períodos áureos da Guerra Fria, na década de 1960. Portanto, o objetivo geral deste artigo consiste em ressaltar o comportamento do consumidor que utiliza a tecnologia digital para suas negociações, bem como, seus reflexos na economia contemporânea. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa de ordem qualitativa, com base em pesquisas experimentais. Por fim, foi possível ressaltar que o comportamento do consumidor que realiza suas transações comerciais no mercado eletrônico e seus reflexos na economia impacta diretamente a economia. À medida que o consumidor se interage com as empresas, passando a conhecer novos produtos/serviços, ele se torna mais exigente, questionador e participativo. Suas opiniões e decisões são influenciadas nas estratégias empresariais, o que reflete de forma positiva na economia nacional. Assim, conhecer o comportamento do consumidor digital é de suma importância para os empresários, economistas e demais envolvidos no processo econômico. É deste novo consumidor que dependerá o futuro de todas as nações. A era digital vem crescendo em todos os países e com perspectivas muito acima da média esperada pelas nações.

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Palavras-chave: Comportamento. Consumidor. Tecnologia digital,

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DOI: 10.5151/sma2016-011

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Como citar:

Gomes, Maria Aparecida da Silva; Silva, Norma Lúcia da; Silva, André Vasconcelos da; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado; "O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR QUE ATUA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA", p. 122-132 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-011

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