Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

O ADEUS ÀS VIOLAS: A MANUTENÇÃO DA TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS ENTRE OS PATRIMÔNIOS RURAIS E OS BAIRROS DE LONDRINA (PR) A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE VIDA DO EMBAIXADOR FRANCISCO GARBOSI

Lopes, André Camargo ;

Artigo:

A Folia de Reis é uma festa popular religiosa uma forma de expressão em que seus agentes congregam em si perspectivas subjetivas de interpretação e prática ritualística acerca de seu próprio universo religioso. O presente trabalho é resultado de uma série de entrevistas realizadas com o senhor Francisco Garbosi, embaixador da Companhia de Reis Mensageiros da Paz, residente no Conjunto Habitacional Semíramis Braga, na zona norte do município de Londrina-PR. Procura-se através destas entrevistas realizadas entre os anos de 2005 e 2008 colocar em evidência temas como: a formação das Folias de Reis locais e o papel do núcleo familiar nas estratégias de transmissão e manutenção da tradição. Assim como, pretende-se problematizar a luz dos núcleos formadores a relação da tradição de Santos Reis na área urbana, a organização e a lacuna etária quando da pesquisa, com as atuais entrevistas concedidas pelo embaixador aos veículos de comunicação locais entre os anos de 2010 e 2016.

Artigo:

Palavras-chave: Tradição, Folia de Reis, Embaixador, patrimônio,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt21_267

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Ana Maria Chiarotti. A Morada do Vale: Sociabilidade e Representações – um estudo sobre as famílias pioneiras do Heimtal. Londrina: editora UEL, 1997.
  • [2] BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sacerdotes de viola: Os Rituais Religiosos do Catolicismo Popular em São Paulo e em Minas Gerais. Petrópolis: Vozes, 1981.
  • [3] BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memórias do Sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Paulinas, 1985.
  • [4] ZALUAR, Alba. Milagre e castigo divino. In: Revista Religião e Sociedade. Copacabana, pp. 161-88, Tempo e Presença Editora, n°. 5, junho de 1980.
  • [5] ZALUAR, Alba. Os Homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1983.
Como citar:

Lopes, André Camargo; "O ADEUS ÀS VIOLAS: A MANUTENÇÃO DA TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS ENTRE OS PATRIMÔNIOS RURAIS E OS BAIRROS DE LONDRINA (PR) A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE VIDA DO EMBAIXADOR FRANCISCO GARBOSI", p. 1780-1788 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt21_267

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações