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O ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

NONATO, Rejane ;

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Essa pesquisa objetivou encontrar maneiras de melhorar a formação em serviço de professores de inglês que atuam na rede pública de ensino no interior do Estado do Pará. Para tanto, utilizei o aconselhamento linguageiro (AL) que é uma forma de suporte de língua que, por meio de conversas, visa promover o aprendizado auto direcionado (GARDNER; MILLER, 1999; RILEY, 1997; VIEIRA, 2007). Para realizá-la apoiei-me nos estudos de Mozzon-McPherson (2001), que discorre sobre o aconselhamento linguageiro, apontando as características de um bom conselheiro linguageiro; e Reinders (2007) que trata a respeito da organização das sessões de aconselhamento. A metodologia adotada enquadra-se no método de pesquisa qualitativa uma vez que se trata de uma pesquisa-ação. A sequência de procedimentos apoiou-se no projeto coordenado por Magno e Silva (2013), no qual primeiramente, analisou-se a experiência pessoal de aprendizagem de LE das aconselhadas e identificou-se uma área de preocupação pessoal; em seguida, planejou-se pró-ativamente, visando a área de preocupação pessoal; o terceiro passo foi exercer uma intervenção monitorada; por fim, como última etapa, se deu a avaliação e o replanejamento. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como instrumentos de coleta de dados relatórios de sessões de aconselhamento. Os resultados apresentados evidenciam que o AL pode ajudar na formação de professores em exercício favorecendo o desenvolvimento da autonomia desses profissionais, uma vez que o período de aconselhamento permitiu que as professoras aconselhadas refletissem sobre seus conhecimentos de língua, suas crenças, dificuldades e estratégias para superar essas dificuldades, levando-as a realizar ações em busca de seu aperfeiçoamento linguístico e profissional.

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Palavras-chave: aconselhamento linguageiro; autonomia; escolas públicas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-057

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Como citar:

NONATO, Rejane; "O ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE", p. 730-744 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-057

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