Artigo - Open Access.

Idioma principal

Nozick, Justiça Distributiva e “Anarquia, Estado e Utopia”

Barreto, André Assi;

Artigo:

Robert Nozick (1938-2002) é um filósofo americano que até “Anarquismo, Estado e Utopia” ocupou-se da epistemologia, adentrando o debate da filosofia política a partir da obra ciatada, sendo que a mesma constitui uma réplica libertária a “Uma teoria da Justiça” de John Rawls. Na obra que lhe rendeu reconhecimento, Nozick defende, em termos tanto de moral quanto de direitos, a existência de um “Estado mínimo”, isto é, um estado que preserva e garante direitos individuais. A obra coloca o pensador entre os anarcocapitalistas (especialmente Murray Rothbard), que propõem a abolição completa do Estado e, particularmente, John Rawls, que propunha o Estado como promotor de justiça por meio da distribuição da riqueza desde seu conceito de “véu de ignorância”. A obra gerou desconforto no meio acadêmico, além de muitas críticas, pois até então os argumentos de Rawls gozavam de aceitação geral. Na sua defesa do Estado mínimo, Nozick enfrenta alguns problemas filosóficos já tratados por Locke, como a passagem de um estado de natureza para o estabelecimento do Estado e a origem dos direitos. Pretendemos seguir a trilha desses problemas, as soluções apresentadas por Nozick e então uma plena consideração dos fundamentos do Estado mínimo, constituindo, portanto – em sentido estrito – a defesa do libertarianismo estabelecida por Nozick.

Artigo:

Palavras-chave: liberdade, libertarianismo, capitalismo, indivíduo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phipro-sofia-003

Referências bibliográficas
  • [1] BADER, R. M.; MEADOWCROFT, J. Robert Nozick (Major Conservative Andamp; Libertarian Thinkers). [S.l.]: Bloomsbury Academic, v. 11, 2010.
  • [2] LONG, R. T. Robert Nozick, Philosopher of Liberty. Foundation for Economic Education, 1 September 200 Disponivel em: Andlt;http://www.fee.org/the_freeman/detail/robert-nozick-philosopher-of-liberty#axzz2UhwY2sOLAndgt;. Acesso em: 29 May 2013.
  • [3] NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
  • [4] RAICO, R. Robert Nozick: A Historical Note. LewRockwell.com, 5 February 2002. Disponivel em: Andlt;http://www.lewrockwell.com/raico/raico15.htmlAndgt;. Acesso em: 5 May 2013.
Como citar:

Barreto, André Assi; "Nozick, Justiça Distributiva e “Anarquia, Estado e Utopia”", p. 14-23 . In: Anais da VIII Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica [= Blucher Philosophy Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-6567, DOI 10.5151/phipro-sofia-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações