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NOVAS TECNOLOGIAS APLICÁVEIS NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO: POSSIBILIDADES DE OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO NOS CURSOS DE DESIGN DE PRODUTO

Paula, Bárbara Arantes de ; Miranda, Carlos Alberto Silva de ;

Artigo Completo:

O desafio que se apresenta ao ensino de Desenho Técnico, é um cenário mundial que demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e que exige profissionais altamente qualificados. O próprio conceito de qualificação profissional vem se alterando, com a presença cada vez maior de componentes associadas às capacidades de coordenar informações, interagir com pessoas e interpretar de maneira dinâmica a realidade. As Instituições de Ensino no Brasil têm procurado, através de reformas periódicas em seus planos de ensino e conteúdos programáticos, equacionar estes problemas e solucioná-los de maneira adequada, inserindo estes conteúdos gradativamente em suas grades. Neste trabalho, descrevemos a importância do desenho técnico para o profissional de design, descrevendo as aptidões e habilidades necessárias para o desenvolvimento desta atividade, que faz parte do processo projetual, bem como descrevemos sucintamente os principais processos de visualização aplicáveis. Estes disponibilizados a partir da oferta de tecnologia proveniente de diversos meios, dentre os quais, citamos os principais que vem sendo investigados. Concluímos, ressaltando a importância do desenvolvimento de pesquisas que norteiem processos de seleção e avaliação da aplicabilidade destas novas tecnologias.

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Palavras-chave: Design de produtos; desenho técnico; ensino; novas tecnologias de visualização,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0184

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Como citar:

Paula, Bárbara Arantes de; Miranda, Carlos Alberto Silva de; "NOVAS TECNOLOGIAS APLICÁVEIS NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO: POSSIBILIDADES DE OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO NOS CURSOS DE DESIGN DE PRODUTO", p. 2153-2164 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0184

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