Artigo - Open Access.

Idioma principal

Métodos de Redução Orçamentária Aplicáveis a Engenharia Civil

Silveira, Ana Julia Sarreta da ; Carvalho, Camila Rodrigues Pizarro ; Tavares, Grasiela ; Martins, Pedro Henrique Santos ; Souza, Pedro Henrique ;

Artigo:

Com a evolução da Engenharia Civil, crescimento do mercado imobiliário, ascensão da classe média e programas governamentais que favoreciam à moradia própria foi verificada a necessidade de uma total analise monetária envolvida, fato determinante para destaque do mercado e decisão do consumidor.Para executar um Orçamento em uma construção civil é levado em conta um estudo prévio de gastos, mensurando materiais necessários, prestações de serviços relacionados na construção como um todo, custos diretos e indiretos. Está técnica deve estar intimamente ligada com Planejamento e Controle para que seja fiel aos recursos disponíveis e não haja excesso de gastos, proporcionando prejuízos à empresa executante.“Orçamento é o cálculo dos custos para executar uma obra ou um empreendimento, quanto mais detalhado, mais se aproximará do custo real.” (SAMPAIO, 1989, p. 17).Um estudo antecipado de processos na construção como a escolha de materiais, e técnicas de execução do serviço, tipos de mão de obra, formas de compras auxiliam a visualizar escolhas viáveis, que quanto mais detalhado mais preciso será sua contabilidade financeira. O preço total estipulado na construção deve ser calculado de forma que haja lucro, mas que seja um valor competitivo e compatível ao mercado local.O planejamento na construção civil deve ser feito de maneira interligada, com comunicação facilitada e clara em todos os setores, pois a incompatibilização de projetos pode acarretar em reserviço, gastos extraordinários, atraso de entrega da obra.As técnicas devem levar em conta a utilização da construção, assim como conforto, estética, praticidade, durabilidade e segurança.A cotação de preços e buscas por fornecedores que suprirão os materiais da edificação são de extrema importância, pois pode haver divergências de preços, analisando a quantidade pedida e a capacidade de armazenamento in loco, evitando pedidos fracionais e analisando principalmente sua qualidade.O objetivo do projeto é compreender integralmente quais são os processos de execução de um orçamento, tais como pontos analisados, controle, planejamento e compatibilidade. Indagar aspectos que podem reduzir custos e manter a qualidade, conforto, praticidade e viabilidade. Propor alternativas que saciem o mercado imobiliário em escala industrial, com maior controle e restrição de desperdícios.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-009

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Nelma Mirian Chagas de; MEIRA, Gibson Rocha. O papel do planejamento, interligado a um controle gerencial, nas pequenas empresas de construção civil. João Pessoa, 1998.
  • [2] AZEVEDO, Rogério Cabral. et al. Avaliação de desempenho do processo de orçamento: estudo de caso em uma obra de construção civil. Porto Alegre, mar. 2011.
  • [3] dos SANTOS, Ana Paula Santana; da SILVA, Nilmara Delfina; de OLIVEIRA, Vera Maria. Orçamento na Construção Civil como Instrumento Para Participação em Processo Licitatório. Revista Cientifica do UNISALENO – SP, 2012.
  • [4] FOCHS, LACERDA, P.A.R. Estudo Comparativo entre um orçamento Convencional de Construção e um Orçamento com Coordenação Modular: aplicação em alguns serviços de uma Residência Unifamiliar de Classe Média-Baixa. 2005. Trabalho de Conclusão (Mestrado em Engenharia) – Curso de Mestrado Profissionalizante em Engenharia, Escola de Engenharia, UFRGS, Porto Alegre, 2005.
  • [5] KNOLSEISEN, Patrícia Cecília. Compatibilização de orçamento com o planejamento do processo de trabalho para obras de edificações. 2003. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) –Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC,Florianópolis
  • [6] MARINANGELO, Rafael. Como custear administração central quando a obra atrasa: Por que e como ressarcir a construtora pelos custos administrativos adicionais quando a responsabilidade pelo atraso de cronograma não é dela. Infraestrutura urbana. São Paulo, jul. 2013.
  • [7] SAMPAIO, F. M. Orçamento e custo da construção. Brasília: Hemus, 1989.
  • [8] PEZENTE, Jorge Henrique. Escolher e Construir. Disponível em: Andlt; http://www.escolher-econstruir. eng.br/dicas/dicasi/Custo/pag1.htmAndgt;.Acesso em: 31 ago de 2014
  • [9] PINTO, Tarcísio. De volta à questão do desperdício. Construção. São Paulo, n.271, p.34-35, dez. 1995.
Como citar:

Silveira, Ana Julia Sarreta da; Carvalho, Camila Rodrigues Pizarro; Tavares, Grasiela; Martins, Pedro Henrique Santos; Souza, Pedro Henrique; "Métodos de Redução Orçamentária Aplicáveis a Engenharia Civil", p. 19-20 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações