Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

Cotrim, Michelle ; Ribeiro, Rita A. C. ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre design e infância no cenário contemporâneo a partir do olhar sobre os brinquedos que trazem em sua essência a temática monstro. O artigo é dividido em quatro partes e apresenta, através de análises e revisão bibliográfica, as mudanças nos aspectos estéticos e culturais, abordando elementos relativos ao comportamento coletivo e social conjugando com o discurso sobre a alegoria contemporânea do zumbi, a virtualização da vida, o monstro como metáfora, o dissolver dos limites entre o bom e o mau, o encurtamento e prolongamento da infância e o gótico contemporâneo. Como objetos de estudo foram utilizados as pelúcias interativas Furbys, a linha Marvel Super Hero Mashers e as bonecas Monster High.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Infância; Monstros,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0322

Referências bibliográficas
  • [1] BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J.Zahar, 200
  • [2] BOLUK,Stephanie ; LENZ,Wylie. Generation Zombie: Essays on the Living Dead in Modern Culture. North Caroline: McFarland, 2011.
  • [3] BRZOWSKA-BRYWCZNSKA, Maja. Monstrous/Cute: Notes on the Ambivalent Nature of Cuteness. In: SCOTT, Niall (org.). Monsters and the Monstrous: Myths and Metaphors of Enduring Evil. Amsterdam: Rodopi B.V. 2007
  • [4] CRISTIE, Deborah. LAURO, Sarah. Better Off Dead: The Evolution of the Zombie as Post-human. USA: Fordham, 2011.
  • [5] COHEN, Jeffrey. (org.) . Monster Theory: Reading Cultures. Minneapolis. University of Minessota Press, Visible Evidence Series, 1996.
  • [6] ELKIND, David. The Hurried Child: Growing Up Too Fast Too Soon. Cambridge: DaCapo, 2001.
  • [7] GRIFFIN, Marcus. All about Zombies. Woodbury, Minnesota : Llewellyn Publications, 2012.
  • [8] HALBERTSTAM, Jude. Skin Shows: Gothic and the Technology of Monsters. 3ed. Duke University Press. 2000
  • [9] HIRSCHMANN, Kris. Frankenstein. San Diego: ReferencePoint, 2012.
  • [10] HOOD, Katherine. On Beyond Boo! Horror Literature for Children. 2008. 244 f. Tese – Indiana University of Pennsylvania, Doctor of Philosophy.
  • [11] KLINE, Stephen. Out of the Garden: Toys and Children´s Culture in the Age of TV Marketing. London: Verso, 1995.
  • [12] KOULOPOULOS, Tom; KELDSEN, Dan. The Gen Z Effect: The Six Forces Shaping the Future of Business. Brookline: Bibliomotion,2014.
  • [13] LEDERER, Susan. Frankenstein: Penetrating the Secrets of Nature. Picataway: Rutgers, 2002.
  • [14] LEVINA, Marina; BUI, Diem-My. Monster Culture in the 21st Century: A Reader. London: Bloomsbury, 2013.
  • [15] MCINTOSH,Shawn; LEVERETTE, Marc. Zombie Culture: Autopsies of the Living Dead. Maryland: Scarecrow, 2008.
  • [16] NEUSTEIN, Amy; MARKOWITZ,Judith (org.) Mobile Speech and Advanced Natural Language Solutions. New York: Springer,2013.
  • [17] SCHOR, J. Nascidos Para Comprar. Tradução: Eliosa Helena de Souza Cabral. São Paulo: Gente,2009
  • [18] VECCHIO,Gene. The Blockbuster Toy! How to Invent the Next Big Thing. Louisiana: Pelican, 2003.
Como citar:

Cotrim, Michelle; Ribeiro, Rita A. C.; "MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA", p. 3760-3772 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0322

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações