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MODELO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES EM MINAS A CÉU ABERTO

Carneiro, Welington Monteiro;

Artigo:

O presente trabalho objetivou desenvolver um modelo de simulação por eventos discretos para estimar a intensidade de tráfego de caminhões fora de estrada em vias de minas a céu aberto e estimar os eventos em que caminhões se encontram com outros em cruzamentos (rotatórias, interseções, bifurcações) com intervalos entre zero (chegada simultânea no ponto) até seis segundos. Para tal, um plano anual futuro de lavra é simulado baseado numa frota pré-dimensionada. Os resultados da análise são usados como uma ferramenta de apoio a ações de segurança de tráfego nas minas, uma vez que permitem trazer previsibilidade do tráfego futuro na mina, permitindo identificar os trechos de maior intensidade de tráfego e os pontos de cruzamentos com maior número de eventos entre zero a seis segundos, que são considerados eventos “críticos”, uma vez que podem gerar colisões entre caminhões fora de estrada. Eventos de colisões entre caminhões na empresa estudada não são frequentes, mas caso ocorram, possuem consequências catastróficas e por isso devem ser gerenciados de maneira preventiva no sentido de eliminação e ou mitigação. Os resultados após aplicações em nove minas durante dois anos permitiram mapear como o tráfego nas minas se comporta em função das áreas de lavra, bem como em função das mudanças de lavra ao longo dos trimestres e estão ajudando à empresa a garantir a segurança no tráfego de caminhões fora de estrada nas minas, bem como de veículos de apoio.

Artigo:

This study aimed to develop a discrete event simulation model to estimate the off-roads’ intensity of traffic on roads in open pit mines and estimating events in which trucks are at intersections with other ( roundabouts , intersections , junctions ) with intervals between zero (simultaneous arrival on the point ) up to six seconds. For this, an annual future mining plan is simulated based on a pre-sized fleet. The analysis results are used as a tool to support the actions of traffic safety in the mines, since they allow to bring predictability of future traffic in the mine, allowing to identify the roads of more traffic and points of intersections with the highest number of events between zero to six seconds, which events are considered " critical " since it can generate collisions between off-road trucks. Events of collisions between trucks in the studied company are not frequent, but when they occur, have catastrophic consequences and therefore should be managed preventively in order to eliminate or mitigate them. The results after applications in nine mines for two years enabled to map as the mines’ traffic behaves according to the mining areas, as well as on the changes in mining over the quarters and are helping the company to ensure safety in traffic off-highway trucks in the mines, as well as support vehicles.

Palavras-chave: Simulação, Mina a céu aberto, Análise de Segurança, Simulation,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/marine-spolm2014-126504

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Como citar:

Carneiro, Welington Monteiro; "MODELO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES EM MINAS A CÉU ABERTO", p. 534-545 . In: In Anais do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - SPOLM 2014 [=Blucher Engineering Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-5498, DOI 10.5151/marine-spolm2014-126504

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