setembro 2015 vol. 2 num. 1 - VI Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Modelagem Matemática e o consumo de energia elétrica residencial

Ferreira, M. V. V.; Meneguelli, L; Ferreira, A.T; Lorenzoni, L.R; Souza, M.A.V.F; Rezende, L.T.R;

Artigo Completo:

A Modelagem Matemática é uma metodologia de ensino que contribui para a construção de conhecimentos e produção de saber matemáticos. Modelar um problema do mundo real não é apenas executar passos sincronizados para se chegar a um resultado esperado, ou apenas memorização de conceitos, para, além disso, modelar matematicamente um problema é compreender e construir uma estratégia para solucioná-lo, executar esta estratégia e validar a solução com os argumentos utilizados. O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino de cálculo de consumo de energia elétrica residencial, que pode ser aplicado em turmas do ensino médio, abordando os conceitos de função afim e eletricidade.

Artigo Completo:

The mathematical modeling is a teaching methodology that contributes to the construction of knowledge and production know mathematicians. Model a real-world problem is not just perform synchronized steps to reach a desired outcome, or just memorizing concepts to further mathematically model a problem is to understand and build a strategy to fix it, execute this strategy and validate the solution with the arguments used. The purpose of this paper is to present a proposal for household electricity consumption calculation education, which can be applied in high school classes, addressing the role of concepts in order and electricity.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Matemática. Eletricidade., Mathematical Modeling. Mathematics Teaching. Electricity.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-vi-efa-007

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANU¬AL DA ANPED, 24. 2001, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 200 1 CD-ROM.
  • [2] SKOVSMOSE, Ole. Cenários de Investigação. In: Revista Bolema, Ano 13, nº 14, pp.66 a 91, 2000.______. Educação Matemática Crítica A questão da democracia Campinas: Papirus, 2011.
  • [3] BURAK, D. ; ARAGÃO, R.M.R. de . A modelagem matemática e as relações com a aprendizagem significativa. Curitiba, PR: CRV, 2012.
  • [4] BARBOSA, Maria Hermínio. e BORBA, Marcelo de Carvalho. A Modelagem Matemática e questões sociais em Educação Matemática. -In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 8p, 2006, São Paulo. Anais do VIII EPEM – São Paulo. Universidade Cruzeiro do Sul, 2006. CD ROM.
  • [5] FERRI, Rita B. Theoretical and empirical differentiations of phases in the modeling process. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik – ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v. 38, n. 2, p. 86-95, 2006.
  • [6] BASSANEZI, R. C.. Ensino - aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
  • [7] PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Disponível em Andlt;http://www.procelinfo.com.br/main.asp?Team={505FF883-A273-4C47-A14E-0055586F97FC}Andgt;. Acesso em: ‎24‎ abr. ‎2015.
  • [8] ANEEL - Energia consciente. Disponível em Andlt;http://www.aneel.gov.br/Andgt;. Acesso em: 25 abr. 2015.
Como citar:

Ferreira, M. V. V.; Meneguelli, L; Ferreira, A.T; Lorenzoni, L.R; Souza, M.A.V.F; Rezende, L.T.R; "Modelagem Matemática e o consumo de energia elétrica residencial", p. 27-30 . In: Anais do VI Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.2, n.1].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vi-efa-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações