Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Modelagem fenomenológica de tanque flash de fábrica de celulose

Silveira, J. C. ; Pinheiro, O. S. ; Costa, A. O. S. ; Costa Jr., E. F. ;

Artigo Completo :

O processo de produção de celulose consiste na dissociação de fibras de celulose por meio de reações químicas que se desenvolvem em um digestor pressurizado. Como subproduto deste processo tem-se o licor preto, mistura complexa, que ao deixar o digestor segue para um conjunto de evaporadores de múltiplo efeito, em seguida, o mesmo passa por um tanque flash sob vácuo e é alimentado em uma caldeira de recuperação. Na planta da CENIBRA, a concentração do licor na saída do flash é medida, mas não há medição na saída dos evaporadores (entrada do flash). A partir desta concentração, pode-se determinar a performance dos evaporadores, e desta forma, propõe-se neste trabalho a modelagem do flash para se obter a concentração do licor preto na saída do sistema de evaporadores como função da concentração de saída do flash (xf)

Artigo Completo :

Palavras-chave: flash, modelagem fenomenológica, licor preto,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-033

Referências bibliográficas
  • [1] CAMPOS, S. G. S., 2009. Modelagem Matemática e Análise do Coeficiente Global de Transferência de Calor para o Processo de Concentração do Licor Negro de Eucalipto em Sistema de Evaporadores de Múltiplo Efeito. Dissertação de mestrado, Mestrado em Engenharia Industrial – Unileste, MG, Coronel Fabriciano, MG, Brasil.
  • [2] SMITH, J. M.; ABBOTT, Michael M.; VAN NESS, H. C. Introdução à termodinâmica da engenharia química. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
Como citar:

Silveira, J. C.; Pinheiro, O. S.; Costa, A. O. S.; Costa Jr., E. F.; "Modelagem fenomenológica de tanque flash de fábrica de celulose", p. 71-72 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-033

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações