Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM DINÂMICA DA SECAGEM DE PASTA EM LEITO DE JORRO

FREIRE, FÁBIO BENTES ; FREIRE, JOSÉ TEIXEIRA ; SILVA, CARLOS ADRIANO MOREIRA DA ;

Artigo Completo:

Apesar da literatura reportar vários modelos matemáticos empregados para a secagem de pasta em leito de jorro, poucos trabalhos propõem estudar o regime transiente envolvendo mudanças na dinâmica de secagem. Portanto, neste trabalho foi realizado um estudo experimental e de simulação sobre o processo de secagem de pasta em leito de jorro com partículas inertes, onde os testes foram conduzidos de modo a provocar mudanças na dinâmica de secagem para se procurar entender o que ocorre no processo durante períodos em que o equipamento passa por estados transientes. Para isto, foram realizados experimentos de secagem com perturbação na vazão de alimentação da pasta. Os ensaios foram realizados com temperaturas do gás de entrada de 70°C e 100°C, e velocidades do gás de entrada de 20% e 30% acima da mínima de jorro. A pasta utilizada foi uma suspensão de carbonato de cálcio com uma concentração percentual de sólidos de 5% m/m, e esferas de vidro como partículas inertes. Para descrever a dinâmica de transferência de calor e massa no leito, foi utilizado um modelo semi-empírico que consiste de um sistema de equações diferenciais ordinárias acoplado com uma equação empírica para determinar a taxa de evaporação de água. Para a solução do sistema, foi construído um código computacional em linguagem de programação FORTRAN 90 utilizando-se a subrotina DIVIPAG da biblioteca do IMSL. Foram realizadas análises comparativas entre os dados experimentais e simulados, e verificou-se que o modelo adaptado representa bem o processo de secagem em diferentes condições experimentais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-MS-298

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. R. F. Análise da Secagem de Pastas em Leito de Jorro. 2009. 165p. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
  • [2] DANTAS, T. N. P. Avaliação de Dados de Secagem de Suspensões de Polpas de Frutas em Leito de Jorro com Alimentação Intermitente. 2013. 83p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013
  • [3] FERNANDES, C. F. Análise da eficiência energética da secagem de pastas em leito de jorro. 2005. 96p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2005.
  • [4] FILHO, F. C. M. Avaliação da Aplicação de Modelos para a Secagem de Pastas e Suspensões em Leito de Jorro com Alimentação Contínua. 2013. 95p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013
  • [5] FREIRE, J. T.; ALMEIDA, A. R. F.; FREIRE, F. B. Análise do regime transiente na secagem de pastas em leito de jorro com partículas inertes através do modelo CST. In: FREIRE, J. T et al. Aplicações em Sistemas Particulados. São Carlos: Suprema, 2009. Vol. 1, Cap. 3, p. 74-112.
  • [6] IMSL Library, MATH/LIB, Houston; 1991.
  • [7] MATHUR, K. B.; EPSTEIN, N. Spouted Beds. New York. Academic Press, 1974.304 p.
  • [8] MEDEIROS, M. F. D. Influência da Composição Química dos Materiais no Desempenho do Processo de Secagem de Polpas de Frutas em Leito de Jorro. 2001. 247p. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
  • [9] VIEIRA, G. N. A. Monitoramento em tempo real e simulação de controle da umidade de pós produzidos pela secagem de pastas em leito de jorro. 2015. 111p. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2015.
Como citar:

FREIRE, FÁBIO BENTES; FREIRE, JOSÉ TEIXEIRA; SILVA, CARLOS ADRIANO MOREIRA DA; "MODELAGEM DINÂMICA DA SECAGEM DE PASTA EM LEITO DE JORRO", p. 540-549 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-MS-298

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações