Resumo - Open Access.

Idioma principal

Metodologia Problematizadora em Humanização do Cuidado ao Recém-Nascido: Leitura Donabediana Sobre Treinamento em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Hospital do Litoral do Estado de São Paulo

Oliveira, Alfredo Almeida Pina de; Chiesa, Anna Maria; Carriel, Camila Aparecida R.;

Resumo:

A morbimortalidade perinatal persiste e constitui um desafio para a garantia da qualidade da gestão com foco na humanização do cuidado prestado ao recém-nascido em unidades de terapia intensiva. Objetivo: descrever a replicação de um treinamento em humanização do cuidado do RN com foco na qualidade da assistência de uma equipe de unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público do litoral do estado de São Paulo. Método: estudo de caso estruturado na metodologia da problematização e fundamentado no referencial donabediano. Resultados: foram treinados 26 profissionais da assistência e da gestão hospitalar que registrou redução de infecções neonatais, menor rotatividade das equipes na assistência ao recém-nascido e promoção do cuidado humanizado. Conclusão: esse modelo educacional forneceu elementos para a incorporação de boas práticas com foco na humanização do cuidado e enfatizou a melhoria crescente da qualidade prestada por meio da gestão de recursos humanos local.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10162

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Alfredo Almeida Pina de; Chiesa, Anna Maria; Carriel, Camila Aparecida R.; "Metodologia Problematizadora em Humanização do Cuidado ao Recém-Nascido: Leitura Donabediana Sobre Treinamento em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Hospital do Litoral do Estado de São Paulo", p. 3 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10162

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações