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Method of Resolution Participatory and Creative Problem. A different approach to art teaching in the subject of E.V.T.

Martins, José Alberto ;

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Os métodos de ensino das disciplinas ligadas às áreas artísticas do ensino básico, em Portugal, têm vindo a evoluir, no sentido de se explorarem novas abordagens neste domínio. A proposta de comunicação que se apresenta enquadra-se na temática: Infância e Educação: Projeto e Projetos. Partimos assim de um contexto real, o 2º Ciclo do ensino básico, no qual se tentam desenvolver Práticas de Excelência de Ensino e Aprendizagem Artística e Tecnológica, numa escola rural do Alto Minho, pertencente ao Distrito de Braga. Este método de ensino tem início no processo de resolução de problemas (MRP), no qual se exploram conteúdos, competências e metas, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Constata-se, neste contexto, que o MRP não se esgota enquanto método, tornando-se, por um lado, participativo, pois exige que a criança alargue o seu leque de ideias, através da cooperação com os seus pares. E por outro lado, criativo, na medida em que este constructo surge num ambiente controlado (a sala de aula), sem ameaça, no qual a criança tem possibilidade, também, de experimentar um vasto conjunto de situações de aprendizagem. Este projeto de intervenção realça a importância do desenho, da narrativa escrita e esquemas concetuais, elaborados pela criança, enquanto formas plurais de representação e comunicação de uma ideia, juntamente com a própria natureza da expressão plástica.

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Palavras-chave: Participação, Criatividade, Desenho, Resolução de problemas, Projeto,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-aivcipe-40

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Como citar:

Martins, José Alberto; "Method of Resolution Participatory and Creative Problem. A different approach to art teaching in the subject of E.V.T.", p. 207-210 . In: Barbosa, Helena; Quental, Joana [Eds]. Proceedings of the 2nd International Conference of Art, Illustration and Visual Culture in Infant and Primary Education. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-695X, ISBN: 978-989-98185-0-7
DOI 10.5151/edupro-aivcipe-40

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