Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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MEMÓRIAS DO CANGAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E O CINEMA NO FILME O BAILE PERFUMADO

OLIVEIRA, Ana Paula ;

Artigo:

O objetivo deste artigo é analisar a articulação entre o cinema, a memória e a história a partir da análise do filme O Baile Perfumado (1997) primeiro longa-metragem dos cineastas pernambucanos Lírio Ferreira e Paulo Caldas. O filme dialoga com a história do Brasil ao tratar do cangaço pela trajetória do mascate Benjamin Abraão, primeiro e único a filmar Lampião e seu bando nos últimos anos do cangaço, na década de 30. De acordo com Lírio Ferreira, o início das pesquisas para a construção do filme contou com um procedimento quase documental, pois queriam que as pessoas contassem histórias para a câmera. Essa coleta de dados salienta o papel fundamental que a memória desempenhou na construção da narrativa, pois , durante a realização do filme, foram ouvidas versões diferentes sobre vários fatos. De acordo com Paulo Caldas “a cidade de Recife, que cultiva sua memória, é o ambiente ideal para garimpar histórias como essa”. Pretende-se, desse modo, evidenciar o cruzamento entre a história brasileira e a história do cinema brasileiro.

Artigo:

Palavras-chave: memória, cangaço, Benjamin Abraão, árido movie,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt13_78

Referências bibliográficas
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Como citar:

OLIVEIRA, Ana Paula; "MEMÓRIAS DO CANGAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E O CINEMA NO FILME O BAILE PERFUMADO", p. 1234-1244 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt13_78

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