Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MEDIÇÃO DE ALDEÍDOS USANDO IMPINGER E CARTUCHO EM UM MOTOCICLO FLEXFUEL E EM VEICULO LEVE DO CICLO DIESEL.

Bório, Harlen Feijó; Penteado, Renato; Daemme, Luiz Carlos; Nadolny, Marina Scheiffer; Godoi, Ricardo; Steffenhagen, Lucas;

Artigo Completo:

A legislação brasileira estabelece limites máximos de emissão de aldeídos em veículos leves e prescreve sua determinação por cromatografia líquida de alta eficiência, com o uso de frascos lavadores de gases. A determinação de valores típicos de aldeídos em motores Diesel da Fase P7 foi determinada pelo CONAMA por meio da Resolução 403/2008 e a AEA criou um Grupo de Trabalho que recomendou o procedimento de coleta de aldeídos presentes nos gases de exaustão, tanto por frascos lavadores de gases como por cartuchos. Para o caso de motocicletas, ainda não existe uma legislação que defina os limites de emissão para os aldeídos, bem como o procedimento de coleta e quantificação. O uso de cartuchos para a coleta de gases pode trazer vantagens em relação aos frascos lavadores de gases e por essa razão motivou esta pesquisa, cujo objetivo foi desenvolver um dispositivo para realizar a coleta de aldeídos presentes nos gases de escapamento por cartuchos e que possa ser utilizado tanto nos testes de emissões em salas de ensaios de motores e de chassis. O resultado do trabalho foi o desenvolvimento e montagem de uma unidade móvel autônoma para coleta de gases de escape usando cartuchos. O presente artigo apresenta os resultados do desempenho da unidade móvel autônoma, comparando-os com o procedimento normatizado para determinação de aldeídos nos gases de escape com uso de frascos lavadores de gases. Para avaliar a influência de diferentes motorizações e combustíveis, foram testados um veículo leve do ciclo Diesel e um motociclo Flex abastecido com gasolina A22 e etanol hidratado de referência (EHR), usando como meio de coletas as metodologias europeias de ensaio em banco de chassis. A conclusão principal é que existe uma correlação aceitável entre as duas técnicas de coleta e medição de aldeídos presentes nos gases de escape veiculares.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-71

Referências bibliográficas
Como citar:

Bório, Harlen Feijó; Penteado, Renato; Daemme, Luiz Carlos; Nadolny, Marina Scheiffer; Godoi, Ricardo; Steffenhagen, Lucas; "MEDIÇÃO DE ALDEÍDOS USANDO IMPINGER E CARTUCHO EM UM MOTOCICLO FLEXFUEL E EM VEICULO LEVE DO CICLO DIESEL.", p. 502-516 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-71

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações