Artigo - Open Access.

Idioma principal

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESIGN: RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO

Necyk, Barbara Jane; Farbiarz, Jackeline Lima; Farbiarz, Alexandre;

Artigo:

Este texto visa relatar o desenvolvimento e os resultados da pesquisa de campo empreendida para a pesquisa de doutorado intitulada Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino- aprendizagem no Design. Com o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de se entender as formas de atuação dos designers na sociedade, o estudo fez um levantamento das dimensões subjetivas das atividades de ensino- aprendizagem através da mediação tecnológica. A pesquisa foi perpassada pela pergunta que questionava em que medida os professores de Design faziam uso de dimensões subjetivas advindas do uso de tecnologias digitais. O contexto de observação de práticas de ensino-aprendizagem foi constituído por turmas de graduação em Design da PUC-Rio. A pesquisa de campo foi embasada nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. A abordagem da Sociolinguística Interacional foi utilizada para a interpretação dos dados colhidos em campo.

Artigo:

This paper aims to report the development and results of the field research for doctoral research entitled Digital information and communication technologies uses and meanings in the context of design teaching and learning. Aiming at contributing to the understanding of multiple possibilities of designers performance in society, this study raises the subjective dimensions of the teaching and learning activities through technological mediation. The question of the extent to which teachers make use of Design subjective dimensions arising from the use of digital technologies permeates the whole research. The teaching and learning practices observation took place in Design undergraduate classes at PUC-Rio. The field research was based on the principles of qualitative research and participant observation. The interactional sociolinguistics approach was also used in order to help the interpretation process of collected data.

Palavras-chave: Ensino, aprendizagem, tecnologia, subjetividade, design., Teaching,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00802

Referências bibliográficas
  • [1] ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009, 138 p.
  • [2] CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
  • [3] GOFFMAN, Erwin. A representação do eu na vida cotidiana. 16ª ed.. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
  • [4] _____. A situação negligenciada. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro (org.).Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002a.
  • [5] _____. Footing. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro (org.). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002b.
  • [6] LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 3ª ed., 2007. 295 p.
  • [7] MARTÍN-BARBERO, Jésus. Tecnicidades, Identidades, alteridades: mudanças e opacidades. In: Denis de Moraes (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, p.51-79.
  • [8] RAMAL, Andrea Cecília. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • [9] RIBEIRO, Branca Telles; PEREIRA, Maria das Graças Dias. A noção de contexto na análise do discurso. In: Veredas, Rev. Est. Ling. Juiz de Fora, v.6, n.2, p.49-67, jul./dez. 2002.
  • [10] SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256 p.
  • [11] TANNEN, Deborah; WALLAT, Cynthia. Interactive frames and knowledge schemas in interaction. In: TANNEN, Deborah (ed.). Framing discourse. New York: Oxford University Press, 1986.
Como citar:

Necyk, Barbara Jane; Farbiarz, Jackeline Lima; Farbiarz, Alexandre; "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESIGN: RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO", p. 1348-1359 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00802

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações