Artigo - Open Access.

Idioma principal

MARCA DE GALERIAS DE ARTE DE SÃO PAULO

Wilke, Regina C. ;

Artigo:

O artigo apresenta uma pesquisa sobre Marca de Galerias de Arte de São Paulo, do início do século XX até 2013. Tem como objetivo estudar a construção de identidade da categoria considerando a singularidade da expressão gráfica das marcas. Faz um levantamento das marcas e dos designers, ou artistas que as conceberam, e com base numa organização por afinidades gráficas realiza uma reflexão sobre os aspectos visuais, comunicativas e significativas destas marcas, considerando que elas dialogam com a vocação das galerias, com os movimentos artísticos, e as tendências estilísticas do design gráfico. Por fim salienta a relevância deste tipo de estudo e os seus possíveis desdobramentos. Este tipo de pesquisa faz parte de um projeto de levantamento, identificação e análise de manifestações gráficas na cidade de São Paulo, vinculado ao projeto “Memória Gráfica Brasileira: cultura visual e impressos efêmeros”, que busca investigar a relação da cultura gráfica com as ideias dominantes, com as mudanças geradas pela tecnologia e com a história empresarial.

Artigo:

The article presents a research on Brands of Art Galleries in São Paulo from the early twentieth century. Its purpose is to study the creation of the category identity, considering the uniqueness of the graphic expression of brands. A survey of the brands as well as the designers and artists who create them is analysed. Based on graphical similarities, it presents a reflection on visual, communicative and significant aspects of the brands, considering that they interact with the galleries vocation, the artistic movements and the stylistic tendencies regarding the graphic design. Finally, it emphasizes the importance of this type of study and its probable effects. This type of research is part of a project which selects, identifies and analyses the graphic movements in São Paulo, connected to the Project: "Brazilian Graphic Memory: visual culture and the ephemeral prints", which seeks to investigate the relationship of graphic culture with the dominant ideas, with the changes caused by technology and with the business history.

Palavras-chave: marca, galeria de arte, design gráfico, São Paulo, brand art gallery, graphic design, São Paulo, 1950-2013,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00686

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na semana de 1922. São Paulo: Perspectiva. 1970. Amaral, Aracy A. Textos do Trópico de Capricórnio ‐ artigos e ensaios (1980‐2005). Volume I: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. São Paulo: Editora 34. . 2006.
  • [2] CIMINO, Lucas. Entrevista concedida pelo proprietário da Galeria Zipper, 2013 CLAUDIO ROCHA. Entrevista concedida pelo designer da marca, 2013 STORLASKI, Andre apud CONSOLO, Cecilia (org). Anatomia do Design. São Paulo, Blucher. 1990 .
  • [3] DURAND, José Carlos. Mercado de arte e campo artístico em São Paulo (1947‐1980). Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 13, n.13, p. 101‐111, 2009.
  • [4] FIORANANTE, Celso. O marchand, o artista e o Mercado. In: catálogo da mostra “Arco Das Rosas ‐ O Marchand Como Curador”, na Casa das Rosas (São Paulo), março de 2001.
  • [5] KUNSTHALLES São Paulo. 2012. Disponível emAndlt; http://kunsthallesaopaulo.com/wordpress2/Andgt; acessado em
  • [6] LUCAS, Renata. Anos 70 ‐ 0 mercado de arte. In: GUIMARÃES, Andrea Camargo et al. Cronologia de Artes Plásticas ‐ Referências 1975 ‐ 1995. São Paulo: Centro Cultural São Paulo‐IDART, 2010.
  • [7] MAPA DAS ARTES DE SÃO PAULO. Dezembro, n. 70, 2013.
  • [8] MELO, C. H. ; COIMBRA, Elaine R. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2011
  • [9] MOREIRA, Luiz Carlos. Entrevista concedida pelo proprietário da Tableau Arte Andamp; Leilões , 2013
  • [10] RIBEIRO, Lucas V. F. . Entrevista concedida pelo proprietário da Galeria Logo, 2013 SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS. 20 Disponível em:Andlt;http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic Andgt; acesso em 17 de ago. 2103
  • [11] TIME OUT. Disponível em Andlt;http://www.timeout.com.br/sao‐paulo/arteAndgt; acesso em 05 out 2013.
Como citar:

Wilke, Regina C.; "MARCA DE GALERIAS DE ARTE DE SÃO PAULO", p. 514-525 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00686

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações