Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

M-Learning: formas de construção coletiva a partir de aplicativos móveis

M-Learning: ways of collective construction using mobile applications

Cunha, Marina Dourado L. ; Garrossini, Daniela Fávaro ; Maranhão, Ana Carolina Kalume ;

Artigo Completo:

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) é um dos modelos que fogem da educação tradicional é e aplicada em classes que vão desde o ensino fundamental até a educação superior, estimulando os alunos a trabalharem em grupos interdisciplinares, realizando questionamentos complexos e gerando soluções colaborativas. Aliado ao PBL, é possível utilizar o aprendizado com dispositivos móveis (m-learning), que estimula os estudantes a trocar informações de forma dinâmica e em tempo real. Apesar disso, um exemplo de problema que pode ocorrer ao se aplicar estes métodos é o resgate posterior das informações trocadas entre os estudantes, pois com as trocas constantes de arquivos, várias conversas, tarefas e datas importantes, é difícil resgatar esses dados de forma eficiente e relevante em situações futuras. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar como foi idealizado o design da informação para o aplicativo “Tiê”, solução projetada com o objetivo de registrar informações trocadas por alunos que participam de projetos deste tipo, incluindo sua subsequente filtragem. O aplicativo, implementado por alunos da Universidade de Brasília, após várias etapas de pesquisas sobre PBL, m-learning e design de informação, análise de similares, levantamento de requisitos, arquitetura da informação e concepção de wireframes, se encontra em fase final a ser testada em disciplinas de graduação com vistas a confirmar a potencialidade como ferramenta facilitadora na organização da informação de projetos desenvolvidos de forma colaborativa.

Artigo Completo:

Project-based learning (PBL) is one of the models that are set apart from traditional education. This model, applied in classes ranging from elementary school to higher education, encourages students to work in interdisciplinary groups, to make complex questions and to develop collaborative solutions. Along with PBL, Mobile learning can be implemented, stimulating students to exchange information in real-time and in a dynamic way. Despite this, an example of a problem that could happen when applying these methods is the subsequent information retrieval of what has been exchanged among students, because with constant file and document exchanges, multiple conversations, tasks and important dates, it is difficult to recover these data efficiently and in a relevant manner in future situations. Thus, this article aims to present the ideation process for the information design of the “Tiê” mobile application, a solution designed to record information exchanged among students who participate in these kind of projects and its subsequent filtering. The application is being implemented by students of University of Brasilia, after several stages of research on PBL, m-learning and information design; analysis of similar applications; requirements elicitation; information architecture and wireframes design, is in its final phase to be tested with undergraduate subjects in order to confirm its potential as a tool that aids organizing information in collaborative projects.

Palavras-chave: Design da informação, Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizado com dispositivos móveis, Aprendizagem colaborativa, Gerenciamento de projetos, Information design, Project-based learning, Mobile learning, Collaborative learning, Project management,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_144

Referências bibliográficas
  • [1] AGNI, E. 201Planejamento de um wireframe orientado para aplicativos. In: UX.BLOG.Andlt;http://www.uxdesign.blog.br/user-experience/review-da-palestra-planejamento-de-um-wireframe-orientado-para-aplicativos-no-intercon2011/Andgt;. 12/01/2013.
  • [2] ANTÓN M. 1999. The Discourse of a Learner-Centered Classroom: Sociocultural Perspectives on Teacher-Learner Interaction in the Second-Language Classroom. The Modern Language Journal.v. 83, Issue 3,303–318.
  • [3] BIE. 2015. What is Project Based Learning (PBL)?. In: Buck Institute for EducationAndlt;http://bie.org/about/what_pblAndgt;. 16/03/2015.
  • [4] BIE. 2015. Why Project Based Learning (PBL)?. In: Buck Institute for EducationAndlt;http://bie.org/about/why_pblAndgt;. 16/03/2015.
  • [5] CARROL, J.M. 1991. Designing interaction: psychology at the human-computer interface. Cambridge: Cambridge University Press.
  • [6] DEEGAN, R. Andamp; Rothwell, P. 2010. A Classification of M-Learning Applications from a Usability Perspective. Journal of the Research Center for Educational Technology, v.6, 16-27.
  • [7] FERNANDES, D. Andamp; Ferraz, M. J. 1994. Avaliação formativa: algumas notas, in: Pensar avaliação, melhorar a aprendizagemAndlt;http://www.des.min-edu.ptAndgt;. 13/03/2011.
  • [8] GARROSSINI, D.F. Andamp; KALUME, A. C. 2014. Dispositivos móveis e trabalho em equipe a partir de ambientes colaborativos: um estudo sobre o desenvolvimento do aplicativo Tiê.Revista de Design, Tecnologia e Sociedade. v.1, n.1, Brasília: Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. 69–87.
  • [9] JACOBSON , R. (ed.). 2000. Information design. Cambridge: The MIT Press.
  • [10] KUMAR, D. Andamp; Turner, J. 2006. Education for the 21st Century: Impact of ICT and Digital Resources. New York: Springer.
  • [11] KOSCHMANN, T., Zemel, A., Conlee-Stevens, M., Young, N., Robbs, J. Andamp; Barnhart, A. (2005). How do people learn? Members methods and communicative mediation. In K. Kuutti, E. Karsten,G. Fitzpatrick, P. Dourish, Andamp; K. Schmidt (Eds.), ECSCW 2003: Proc. Eighth European Conference on Computer-Supported Cooperative Work. Amsterdam: Kluwer.
  • [12] LIU T. C. et al. 2003. Wireless and mobile technologies to enhance teaching and learning. Journal of Computer Assisted Learning, v.19: 371–382.
  • [13] LOGAN, R. K. 2012. Que é informação?. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto : PUC-Rio.
  • [14] MARKHAM, T. 2012.Project Based Learning: design and coaching guide. HeartIQ Press, California.
  • [15] MOREIRA, F. Andamp; Sousa, R. M. 2008. Desenvolvimento de Protótipos de Sistemas de Produção no Âmbito da Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares. 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia (CLME 2008), Maputo – Moçambique: Edições Inegi,1-8.
  • [16] MORIN, Edgar. 2000. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco.
  • [17] VYGOTSKY, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Como citar:

Cunha, Marina Dourado L.; Garrossini, Daniela Fávaro; Maranhão, Ana Carolina Kalume; "M-Learning: formas de construção coletiva a partir de aplicativos móveis", p. 350-357 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_144

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações