Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

LUTAS SOCIAIS E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO ELEMENTOS DE RESISTÊNCIA E POSICIONAMENTO POLÍTICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

TOLÊDO, Herculius Pereira ;

Artigo:

Este trabalho tem como objetivo trazer reflexões acerca do papel que os movimentos sociais constituíram enquanto elementos de resistência e posicionamento político da sociedade. Entende-se que os movimentos sociais constituíram a tática mais adequada na defesa dos direitos da cidadania, pois aprimorou a democracia ao permitir que os indivíduos, as minorias e, mesmo, as maiorias oprimidas, participassem diretamente do processo político. O esforço desta analise concentra-se na contribuição que os movimentos sociais tiveram na história das conquistas sociais no Brasil, sobretudo após a redemocratização. Para isso, recupera-se o processo de construção da cidadania no Brasil, nas ultimas três décadas, destacando o cenário político e a participação da sociedade civil organizada. O texto está organizado em três partes, inicia-se pela discussão sobre os princípios da ação coletiva e de qual maneira esse debate contribui para compreensão dos novos movimentos sociais. Em seguida, faremos uma leitura dos autores que em seus estudos avaliaram a contribuição dos movimentos sociais na trajetória de lutas por direitos e cidadania no Brasil, após o período da redemocratização. Finalmente, será realizada uma analise sobre reconhecimento e redistribuição presentes nas reflexões dos movimentos reivindicatórios contemporâneos no país.

Artigo:

Palavras-chave: movimentos sociais, cidadania, democracia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt12_116

Referências bibliográficas
  • [1] DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova cidadania. In: Dagnino (org.) Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
  • [2] FRASER, Nancy. Redistribuição ou reconhecimento? Classe e status na sociedade contemporânea. In: Interseções. Ano 4, nº1,200
  • [3] GOHN, Maria Gloria. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2014. Teorias dos Movimentos Sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2014.
  • [4] HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento. São Paulo. Ed.34, 2003.
  • [5] MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: Movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • [6] PAIVA, Ângela Randolpho. Movimentos sociais e teoria crítica: notas sobre a redemocratização brasileira. In: D’Araujo, Maria Celina (org.) Redemocratização e mudança social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
  • [7] TARROW, Sidney. O poder em movimento. Petrópolis. Vozes, 2009.
  • [8] TAYLOR, Charles. A política do reconhecimento. In: Argumentos Filosóficos. São Paulo: Edições Loyola: 1995.
  • [9] TOURAINE, Alain. O retorno do actor. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.
  • [10] _________ . Pensar outramente. Petrópolis. Ed. Vozes, 2007.
Como citar:

TOLÊDO, Herculius Pereira; "LUTAS SOCIAIS E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO ELEMENTOS DE RESISTÊNCIA E POSICIONAMENTO POLÍTICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA", p. 1130-1138 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt12_116

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações