Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

LUA NO VARAL, DE ANTONIO BARRETO E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DA ARTE

LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

O objetivo do trabalho consiste em analisar as funções da Literatura, de acordo com Antonio Candido em A Literatura e a formação do Homem, no livro Lua no varal, de Antonio Barreto. O texto de Lua no varal, de Antonio Barreto, é um livro de poesia composto de tempo, infância, cores, sabores, cheiros, texturas, brincadeira e, sobretudo, imaginação. Com outro significado, a paisagem do cotidiano é enriquecida com imagens e poesia. Em vez de estender a roupa, o leitor é convidado para estender, no varal, o sonho. As memórias, os sentimentos, o conhecimento e a vida são pendurados no fio de tempo que possui valor incomensurável. Com muito lirismo e absoluta poeticidade, a poesia deste livro conduz o leitor ao instigante universo do faz de conta, necessário a todas as idades. Antonio Candido identifica três funções exercidas pela Literatura, são elas: função psicológica, função formadora e função social, as quais, em seu conjunto, denomina de função humanizadora da Literatura. As três funções, identificadas por Antonio Candido, podem ser analisadas no livro em questão em que texto e ilustração se juntam para tratar da poesia, o que nos permite dupla leitura poética e humanizadora: a do texto e a da imagem.

Artigo:

Palavras-chave: função humanizadora, Lua no varal, poesia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_6

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, Carlito. Sambaquis. Poesia a queima roupa. Disponível em: < https://sambaquis.wordpress.com/category/poesia-a-queima-roupa/page/8/>. Acesso 22 de maio de 2016.
  • [2] BARRETO, Antonio. Lua no varal. Ilustrações Paulo Bernardo Vaz. Belo Horizonte: Miguilim, 201
  • [3] CANDIDO, Antonio. A Literatura e a formação do homem. Ciência e cultura, São Paulo. v. 9, n. 24, p. 803-809, set. 1972.
  • [4] CECCANTINI, João Luís C. T. Literatura Infantil – a narrativa. In.: Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa/ João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, Rony Farto Pereira, Juvenal Zanchetta Junior, organizadores. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 200 Vol.2.
  • [5] COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. Tradução de Álvaro Lorencini e Anne Arnichand. São Paulo: Cultrix, 1974.
  • [6] CRUZ, Edson (Org). O que é poesia? Rio de Janeiro: Confraria do vento/Calibán, 2009.
  • [7] FÁVERO. Lavínia. Isto é um poema que cura os peixes – guia de leitura para o profes-sor. Disponívem em: < http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/ Guia20de20leitura20Isto 20e 20um 20poema20que20cura20os20peixes.pdf>. Acesso em 01 ago. 2015.\
  • [8] GOETHE, Johann Wolfgang von. Máximas e reflexões. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
  • [9] QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Menino Temporão. In: PAULINO, Graça (org.). O Jogo do livro infantil: textos selecionados para a formação de educadores. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.
Como citar:

LEAL, Luciana Ferreira; "LUA NO VARAL, DE ANTONIO BARRETO E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DA ARTE", p. 1578-1585 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_6

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações