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LETRAMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS

CAMPOS ALMEIDA, Ana Lúcia de ;

Artigo Completo:

Este trabalho vincula-se a um projeto de pesquisa que investiga as práticas de letramento de professores em formação, alunos de uma universidade pública brasileira, tomando como objetivo observar a relação entre seus percursos de letramento e sua constituição como futuros professores. A fundamentação teórica provém dos Novos Estudos de Letramento e o corpus consiste de um conjunto de relatos autobiográficos, investigado por meio de análises qualitativas de metodologia autobiográfica. Os sujeitos participantes da pesquisa, ao rememorar seu processo de inserção à cultura letrada, relatam experiências de letramento familiar, escolar e acadêmico, explicitando a relevância do desenvolvimento de múltiplos letramentos vinculados a diferentes esferas de atividades socioculturais e domínios discursivos, como o religioso, o literário e o midiático. Os relatos apresentam uma visão crítica das práticas de letramento escolar, desvelando discursivamente seus aspectos positivos e negativos, bem como as implicações para a atuação dos sujeitos como professores. As concepções dos Novos Estudos de Letramento propiciam a adoção de novas abordagens no ensino de Língua Portuguesa, sensíveis à diversidade sociocultural dos aprendizes e propensas a considerar o uso de diferentes práticas vernaculares, jamais reconhecidas por abordagens vinculadas ao modelo autônomo do letramento escolar. Neste sentido, entendemos que uma investigação sobre os diferentes percursos de letramento de professores em formação, pode nos apontar modos de lidar com as práticas locais e situadas de letramento como ações legítimas na construção de uma aprendizagem mais significativa.

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Palavras-chave: práticas de letramento; professores em formação; identidade profissional,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-005

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Como citar:

CAMPOS ALMEIDA, Ana Lúcia de; "LETRAMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS", p. 54-66 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-005

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