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LESS IS MORE: INTERSEÇÕES ENTRE O SURGIMENTO DO DESIGN GRÁFICO MODERNO E O MINIMALISMO DE MIES VAN DER ROHE

Schmidt, Laila Rotter;

Artigo:

A presente pesquisa visa investigar a influência do minimalismo, no sentido preconizado pelo arquiteto Mies Van der Rohe, no surgimento do design gráfico moderno, tomando como exemplo o trabalho de designers pioneiros como Paul Rand e Saul Bass. Seu principal objetivo é mapear os preceitos em meio aos quais surge o minimalismo na arquitetura e escultura, passando por movimentos como o construtivismo russo, o neoplasticismo holandês e a Bauhaus, para tentar compreender o seu papel no surgimento do design gráfico moderno norte-americano em meados do século XX. Buscando analisar o diálogo entre arte, arquitetura e design pelo viés da máxima minimalista less is more, esta pesquisa, que se encontra atualmente em fase de conclusão, justifica-se principalmente por abordar o design como ponto de convergência e integração de diversas formas artísticas, buscando oferecer, através de seus resultados, contribuições com o estudo das artes visuais.

Artigo:

This research aims to investigate the influence of minimalism, as defined by the architect Mies van der Rohe, over the emergence of modern graphic design, taking as an example the work of pioneering designers like Paul Rand and Saul Bass. Its main objective is to map the precepts amid which arises minimalism in architecture and sculpture, through movements such as Russian Constructivism, Bauhaus and the Dutch neoplasticism, trying to understand their role in the emergence of the modern American graphic design in the mid twentieth century. Seeking to analyze the dialogue between art, architecture and design through the minimalist statement ‘less is more’, this research, that is currently nearing completion, is justified mainly by discussing the design as a point of convergence and integration of various artistic forms, seeking to offer, through their results, contributions to the study of the visual arts.

Palavras-chave: Minimalismo, Design gráfico moderno, Mies van der Rohe, Paul Rand, Saul Bass., Minimal art, Modern graphic design, Mies van der Rohe, Paul Rand, Saul Bass.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00872

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Como citar:

Schmidt, Laila Rotter; "LESS IS MORE: INTERSEÇÕES ENTRE O SURGIMENTO DO DESIGN GRÁFICO MODERNO E O MINIMALISMO DE MIES VAN DER ROHE", p. 829-840 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00872

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