Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR

LIMA, Sheila Oliveira; SILVA, Angela Rodrigues da;

Artigo:

O projeto "Leitura literária no Ensino Fundamental - ciclo 1: concepções e práticas" realizou, entre os anos de 2012 e 2015, análises das propostas de leitura de textos literários presentes em 10 coleções didáticas de língua portuguesa do Ensino Fundamental 1. Constatou, nesse percurso, a ausência de um trabalho que considerasse a subjetividade do leitor como fator para a sua vinculação com a leitura. A partir de propostas trazidas pelos livros didáticos (LD) analisados, foram criadas novas atividades que trabalharam a leitura a partir de uma abordagem criativa, ressignificando, para o leitor em formação, o seu lugar de protagonismo na atividade leitora. Foram realizadas três propostas distintas com cada um dos gêneros consagrados na literatura (narrativa, teatro e poesia) e aplicadas com crianças do 1º e do 2º anos. Nesta comunicação, apresentaremos nossas análises das atividades dos LD, as propostas aplicadas e os resultados das aplicações.

Artigo:

Palavras-chave: Leitura literária; Livro didático; subjetividade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt14_274

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERSEN, Hans Christian. Contos e histórias. Tradução de Renata Cordeiro. São Paulo: Landy, 2004.
  • [2] BARTHES, Roland. “Da leitura”. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 30-4
  • [3] COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
  • [4] FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução de Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
  • [5] INDURSKY, Freda. F. Estudos da linguagem: a leitura sob diferentes olhares teóricos. In: TFOUNI, L.V. (org.). Letramento, escrita e leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 163-178.
  • [6] LACAN, Jacques. Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Alan Miller. Tradução M.D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
  • [7] MACHADO, Maria Clara. Teatro infantil. Rio de Janeiro: Agir, 196
  • [8] PAES, José Paulo. Lé com cré. São Paulo: Ática, 1996.
  • [9] PETIT, Michele. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: 34, 200
  • [10] WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar e a Realidade. Tradução de Jose Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Como citar:

LIMA, Sheila Oliveira; SILVA, Angela Rodrigues da; "LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR", p. 1328-1337 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt14_274

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações