Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR

ABREU, Joice Naiara Camargo de ; LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

Partindo da premissa de que todas as possibilidades oferecidas a partir da leitura devem ser garantidas no âmbito escolar por meio de uma educação intencional; e de que a poesia infantil proporciona experiências que são possíveis e compatíveis à imaginação da criança e vão além da função didática, este trabalho visa investigar, com base na pesquisa de campo, se as experiências de leitura de textos desse gênero literário, realizadas em sala de aula, na educação infantil, tornam-se aprendizagem significativa que contribuem para formação do futuro leitor apto e crítico e se há alguma indicação para o trabalho com a poesia nas sugestões do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Por fim, identificamos o espaço ocupado pela poesia na escola e algumas possibilidades pedagógicas na educação infantil, uma vez que, refletir sobre as práticas que propiciam o desenvolvimento integral da criança por meio da poesia, pode ser o ponto de partida para incitar o conhecimento poético na escola e em consequência disso pode ocorrer a ampliação nas escolhas e nos gostos pela leitura de poesia desde a primeira infância.

Artigo:

Palavras-chave: Leitura; Literatura Infantil; Poesia Infantil.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_104

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, V. T; CECCANTINI, J. L. Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. III. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • [3] GEBARA, A. E. L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  • [4] GONÇALVES, M. L. B. Poesia infantil: uma linguagem lúdica. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Anais. Porto Alegre: PUC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2015.
  • [5] LAKATOS, E. M; MARCONE, M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
  • [6] LERNER, D. Ler e escrever: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • [7] MARTHA, A. A. P. Literatura Infantil – A poesia. In: Zanchetta Junior, J. Caderno de Formação: Formação de professores - Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
  • [8] SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
Como citar:

ABREU, Joice Naiara Camargo de; LEAL, Luciana Ferreira; "LEITURA DE POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR", p. 1646-1655 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_104

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações