Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Lei da Conservação das Massas: Experimentação e Contextualização

Law of Conservation of Mass : Experimentation and Contextualization

FERREIRA, Maricélia Lucena ; SILVA, Egle Katarinne Souza da ; FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de ; SALES, Luciano Leal de Morais ;

Completo:

A experimentação nas aulas do ensino de Química vem ocupando cada vez mais um espaço essencial no processo de ensino e aprendizagem. Como forma de investigação dessa metodologia de ensino, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em conjunto com a execução de uma atividade experimental, desenvolvidas com os alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima, localizada no município de Cajazeiras-PB. Objetivando contextualizar o estudo da Lei da Conservação das Massas, iniciaram-se as atividades com embasamento teórico reforçado através da leitura de periódicos relacionados ao assunto. Em seguida os discentes ministraram aulas práticas utilizando materiais alternativos de baixo custo enfocando o tema proposto em estudo. Antes e após as aulas ministradas, aplicou-se com os discentes da referida escola uma entrevista semiestruturada para consideração e a ponderação do conhecimento do alunado. Os resultados da pesquisa foram apresentados por meio de gráficos. Visto que 100% da turma após as aulas ministradas e a demonstração da prática envolvendo a Lei da Conservação das Massas, conseguiu citar exemplos do cotidiano relacionados à mesma e que através da metodologia utilizada 66,70% dos discentes conseguiram explicar a frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, com exemplos das aulas ministradas, podemos evidenciar que a aliança de aulas teóricas contextualizadas com aulas práticas só vem a contribuir com uma aprendizagem significativa por proporcionar a construção do conhecimento. Deste modo, o uso da experimentação em sala de aula acaba levando os discentes a se envolverem na construção do saber científico, tornando-os capazes de relacionar a Química com o cotidiano, mostrando-os que a Química está presente na vida diária de cada um. E para conseguir contextualizar o ensino de Química, é necessário levar em consideração o conhecimento prévio dos discentes, para assim introduzir de forma satisfatória o conhecimento teórico científico.

Completo:

Experimentation in Chemistry teaching is now occupying an increasingly essential space in the teaching and learning process. As a way of research regarding this teaching methodology, this paper presents results of a survey conducted in conjunction with the implementation of an experimental activity, developed with the second year students of the State High School Prof. Manoel Mangueira Lima, located in the municipality of Cajazeiras, PB, Brazil. In order to contextualize the study of the Law of Conservation of Mass, activities were started with theoretical foundation reinforced by reading journals related to the subject. Then the students ministered practical classes using alternative low-cost materials focusing on the theme under study. Before and after the ministering of the classes, a semi-structured interview was conducted with the students of this school in order to check and weight their knowledge. The results of this research were presented through graphs. Since 100 per cent of the students after the lectures and also after the practical demonstration involving the Law of Conservation of Mass were able to cite examples of everyday life related to the same subject, and, since through the methodology, 66.70 per cent of students explained the phrase "in nature nothing is created, nothing is lost, everything is transformed", with examples from the classes ministered, we could highlight that the joining of lectures with practical lessons only contribute to a significant learning, providing the construction of knowledge. In this way, the use of experimentation in the classroom ends up by taking the students to get involved in building scientific knowledge, making them able to relate the Chemistry with the everyday life, showing them that the Chemical is present in their daily life. And, to get the context of Chemistry Teaching, it is necessary to take into account the previous knowledge of the students, to introduce in a satisfactory way, the scientific and theoretical knowledge.

Palavras-chave: Lei da Conservação das Massas; Experimentação; Contextualização.,

Palavras-chave: Law of Conservation of Mass; Experimentation; Contextualization.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq26

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D. G. Formação de Professores de Ciências. 10 ed. Cortez. São Paulo: 201
  • [2] DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. Ed. São Paulo: Cortez, 1994.
  • [3] DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • [4] FILHO, José Ernane Carneiro Carvalho. Educação Científica na Perspectiva Bachelardiana: Ensino enquanto Formação. ENSAIO-Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 28/ N° 1, Julho de 2003.
  • [5] GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Editora Atlas, 1987. Capítulo II. O questionário. Conceituação. Vantagens e limitações do questionário. A construção do questionário. p. 124-132.
  • [6] GIORDAN, Marcelo. O papel da Experimentação no ensino de Ciências. Publicado na revista Química Nova na Escola n. 10, nov. 1999.
  • [7] GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa, 2019. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2013.
  • [8] MARTINS, Roberto de Andrade. MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. Lavoisier e a conservação da massa. Química nova na escola, 16(3) (1993).
  • [9] SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz. Mudança conceptual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa: Horizonte, 1991.
Como citar:

FERREIRA, Maricélia Lucena; SILVA, Egle Katarinne Souza da; FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de; SALES, Luciano Leal de Morais; "Lei da Conservação das Massas: Experimentação e Contextualização", p. 157-163 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações