Artigo - Open Access.

Idioma principal

LABORATÓRIO DE DESIGN, COCRIAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UMA INICIATIVA NO ENSINO DE DESIGN

Mouchrek, Najla; Krucken, Lia;

Artigo:

Este trabalho apresenta o Laboratório de Design, Cocriação e Sustentabilidade, desenvolvido no contexto do curso de graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Seu propósito é investigar estratégias de Design para promover a cultura de sustentabilidade entre jovens. A metodologia envolve o desenvolvimento de abordagem participativa em Design, contando com análise, compreensão de contexto e proposição de estratégias a partir das competências de Design. São apresentados os principais resultados da iniciativa, que reforçam a importância de incluir na formação de jovens profissionais em Design o desenvolvimento de competências em sustentabilidade, estimulando a reflexão crítica e a capacidade de implementar soluções inovadoras. Destaca-se o potencial das abordagens de cocriação em Design como iniciativas promissoras na construção de contextos para transformação no campo da promoção da cultura de sustentabilidade, especialmente no âmbito do ensino de Design.

Artigo:

This paper presents the Laboratory of Design, Co-creation and Sustainability, developed in the context of the undergraduate program of the School of Design at the University of the State of Minas Gerais. Its purpose is to investigate design strategies to promote a culture of sustainability among young people. The methodology involves the development of a participatory design approach, relying on analysis, understanding of context and proposing strategies from the skills of Design. The main results of the initiative are presented. They reinforce the importance of including in the training of young professionals in Design: development skills in sustainability, encouraging critical reflection and ability to implement innovative solutions. We highlight the potential of co- creation in Design approaches as promising initiatives in building contexts for transformation in the field of promoting a culture of sustainability, especially in the context of teaching Design.

Palavras-chave: Design para sustentabilidade, Inovação Social, Ensino de Design, Cocriação., Design for Sustainability, Social Innovation, Teaching Design, Co- creation,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01234

Referências bibliográficas
  • [1] BUCHANAN, Richard. Design research and the new learning. Design Issues, MIT Press, Cambridge, v. 17, n. 4, p. 3-23, 200
  • [2] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 201
  • [3] FONTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do Design. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
  • [4] FRANZATO, Carlo. O design estratégico no diálogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. Strategic Design Research Journal, v. 3, n. 3, p. 89-96, 2010.
  • [5] FRIEDMAN, K. Creating design knowledge: from research into practice. In: IDATER 2000 CONFERENCE, 2000, Proceedings…Loughborough: Loughborough University, 2000.
  • [6] KINGSLEY, Christine. Co-Design and the use of Stories to Enable Empathy. In: European Academy of Design Conference, The Robert Gordon University, Aberdeen, Scotland. 2009.
  • [7] KRUCKEN, Lia. Competências para o Design na sociedade contemporânea. In: De Moraes, D.; Krucken, L.. (Org.). Design e Transversalidade. 1 ed. Belo Horizonte: Santa Clara, 2008, v. 1.
  • [8] _____. Design e Território – Valorização de identidades e produtos locais. Studio Nobel, 2009.
  • [9] KRUCKEN, Lia, BOSCHI, Marco Túlio. Guia para apresentação dos projetos de design estratégico. Notas de aula. Disciplina “Cadeia de valor e valorização de recursos locais”, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Maio de 2013.
  • [10] KRUCKEN, Lia, MOUCHREK, Najla. Modelo para apresentação do andamento do projeto. Notas de aula. Disciplina “Inovação aberta, Design e Sustentabilidade”, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Setembro de 2013.
  • [11] LACLAU, Ernest. New Reflections on the Resolution of our Time. Londres: Verso, 1990.
  • [12] MALAGUTI, Cyntia Santos. Design e valores materializados - cultura, ética e sustentabilidade. In: De Moraes, Dijon; Krucken, Lia. (Org.). Cadernos de Estudos Avançados em Design Sustentabilidade I. 1 ed. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2009a, v. 1.
  • [13] MANZINI, Ezio. A laboratory of ideas. Diffuse creativity and new ways of doing. In: MERONI, Anna. Creative communities: People inventing sustainable ways of living. Milano: Edizioni POLI.Design, 2007.
  • [14] _____. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas organizações colaborativas e novas redes projetuais. Ezio Manzini; Rio de Janeiro: E-papers, 2008a. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; v. 1)
  • [15] _____. Introdução. In: Shaping the Global Design Agenda – an International Conference on Design Policy. 6-7 November 2008b. Torino, Italy.
  • [16] _____. Notas de aula. Curitiba, 2012.
  • [17] MARGOLIN, Victor. Design, the Future and the Human Spirit. In: Design Issues: Volume 23, Number 3 Summer 2007
  • [18] MARZANO, Stefano. Chocolate for breakfast. Key note address to the 18th ICSID Congress, Glasgow, 1993. ICSID News 6/93. International Council of Societies of Industrial Design, Helsinki, 1993.
  • [19] MCCARTHY, Iseult; GRENVILLE, Gary. Design in education, a discussion paper. Dublin: National Council for Curriculum and Assessment, 1997.
  • [20] MENDES, Mariuze D.; MEDEIROS, Jusmeri; ONO, Maristela M. Estilos de vida e mediação de Design na construção de cenários sustentáveis. In: II Simpósio Brasileiro de Design Sustentável - 2009. Anais. Curitiba: UFPR, v. 1, 2009.
  • [21] MERONI, Anna. Creative communities: People inventing sustainable ways of living. Milano: Edizioni POLI.Design, 2007.
  • [22] MOUCHREK, Najla. M. Estratégias e competências de Design para promover a cultura de sustentabilidade entre jovens. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Design, Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
  • [23] MOURA, Catarina. O desígnio do design. In: Anais do 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação-4º SOPCOM. Aveiro. 2005.
  • [24] NIELSEN, Lene. Personas in co-creation and co-design. Proceedings of the 11th Human-Computer Interaction Research Symposium (DHRS2011), pp. 38–40. 2011.
  • [25] PIZZOCARO, Silvia. Passos iniciais para métodos de pesquisa. In: De Moraes, Dijon, Dias, Regina A.; BOM CONSELHO, Rosemary (org.) Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2011.
  • [26] SANDERS, Elizabeth.; STAPPERS, Pieter. Co-creation and the new landscape of design. Disponível em: http://www.maketools.com/articles-papers/CoCreation_Sanders_ Stappers_ 08_preprint.pdf. Acesso em 14 de abril de 2013.
  • [27] SIMON, Herbert. The sciences of the artificial, 2nd ed, MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 1982.
Como citar:

Mouchrek, Najla; Krucken, Lia; "LABORATÓRIO DE DESIGN, COCRIAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UMA INICIATIVA NO ENSINO DE DESIGN", p. 1654-1666 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01234

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações