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JORNAL DIÁRIO POPULAR E PROPAGANDAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA FACE DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DO DESIGN EM PELOTAS-RS (1890-2011)

Neves, Helena de Araujo;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo apresentar partes do resultado de uma pesquisa de doutoramento que investigou a trajetória do ensino privado em Pelotas, município localizado ao sul do Rio Grande do Sul. Para isso, utilizou como principal fonte documental propagandas de escolas privadas divulgadas no Jornal Diário Popular. Tal investigação abrange o período compreendido entre o final do século XIX até o princípio do século XXI. O intuito com este texto é o de também refletir sobre algumas alterações na estrutura gráfica do Jornal Diário Popular, bem como indicar como as propagandas das escolas foram sendo organizadas na mancha gráfica desse impresso ao longo do tempo. Com o estudo foi possível verificar que a propaganda impressa se tornou uma prática cultural das escolas de ensino privado – que a utilizavam para consolidar as suas atuações e que se mantiveram presentes nesse jornal desde a sua criação. Percebeu-se, também, que essas alterações não estiveram dissociadas das condições que permitiram a sua existência, ou seja: o anúncio impresso é fruto da sociedade que o concebeu. Como tal, carrega consigo especificidades que vão desde as condições tecnológicas de produção gráfica de uma época até as relações que se estabelecem entre as pessoas quando uma mídia é criada em meio às sociedades modernas.

Artigo:

This paper aims to present parts of the results of a doctoral research that investigated the trajectory of private education in the municipality of Pelotas, southern Rio Grande do Sul State. We used as the main documentary source advertisements for private schools released in Diário Popular. The investigation covers the period between the late nineteenth century and the early twenty-first century. In this paper we also reflect on some changes in the graphical structure of the newspaper Diário Popular and indicate how advertisements of schools were being organized in the print area of this newspaper over time. In this study we found that print advertising became a cultural practice of private education schools, which used it to consolidate their performances and which remained present in this newspaper since its foundation. We also noticed that these changes were not dissociated from the conditions that allowed their existence, i.e., the print advertising is a product of the society which conceived it. Therefore, it carries specificities that range from technological conditions of a graphic production of an era of the relationships that are established between people when a medium is created amidst modern societies.

Palavras-chave: História do Design, Design Editorial, Propaganda Impressa, Diário Popular., design history, editorial design, print advertising, ‘Diário Popular’,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00186

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Como citar:

Neves, Helena de Araujo; "JORNAL DIÁRIO POPULAR E PROPAGANDAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UMA FACE DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DO DESIGN EM PELOTAS-RS (1890-2011)", p. 688-699 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00186

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