Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Isolamento e Purificação do Ácido Hialurônico (HA) da Crista do Frango

Oliveira, Sabrina Alves de ; Tischer, César Augusto ; Faria-Tischer, Paula C. S. Faria ;

Resumo:

O Ácido Hialurônico (HA) é um polissacarídeo constitutivo encontrado em tecidos, como pele e conjuntivo, desempenhando um papel importante no preenchimento destes, associando com proteínas. O HA é formado por unidades dissacarídicas de D-glicurônico e N-acetilglicosamina. Este polissacarídeo pode ser extraído por diferentes métodos e fontes, como da crista de frango e como o Brasil é um dos maiores produtores da carne de frango, grande quantidade de subprodutos são gerados, geralmente descartados ou destinados à fabricação de ração animal. Diante da importância do AH e o reaproveitamento de subprodutos gerado na indústria avícola, o presente estudo foi realizado com o intuito de extrair, purificar e caracterizar o AH obtido das cristas de frango. Cerca de 6,0 kg de cristas de frango foram trituradas e submetidas a uma digestão proteolítica e lipídica, seguidas de extração com resina aniônica, tratamento com sais (CaCl2 e Na2PO4) e precipitação com etanol. A caracterização foi realizada através das técnicas de espectroscopia de RMN e no infravermelho e termogravimetria. Através da análise dos espectros de RMN de 13C do estado sólido do HA isolado e do HA padrão foi possível verificar sinais equivalentes em ambos os espectros destacando-se a presença dos sinais relativos às carbonilas em 175,3 ppm, do C2 N-acetilado em 51,4 ppm e do grupo metila da acetamida em 23,8 ppm. Pela análise de termogravimetria (TG) foi verificado que o HA isolado apresentou temperatura de desagregação similar ao HA padrão, 235,6 °C e 243,6 °C respectivamente. Os espectros de FT-IR do HA isolado e do HA padrão apresentaram sinais de absorção similares para os principais grupos químicos (amida e os grupos ácidos). Conseguiu-se obter o AH com alto teor de pureza com um rendimento de 0,17%. Baseado nestes resultados considera-se que as cristas de frango representam uma potencial fonte de HA.

Resumo:

Palavras-chave: Ácido Hialurônico, Subprodutos, Ressonância Magnética Nuclear do Estado Sólido, Termogravimetria, infravermelho,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22086

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Sabrina Alves de; Tischer, César Augusto; Faria-Tischer, Paula C. S. Faria; "Isolamento e Purificação do Ácido Hialurônico (HA) da Crista do Frango", p. 345 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22086

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações