Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Interpretação dos grupos adimensionais que regem a taxa de transferência de calor de uma célula de combustão

Pretti, J. N. ; Martins, M.F. ;

Artigo Completo :

Com o constante aumento da demanda energética industrial e populacional é necessário o estudo de fontes alternativas de energia, bem como técnicas para sua conversão em trabalho útil, em diferentes escalas de consumo. Outro fator importante é que a humanidade está produzindo cada vez mais resíduos sólidos, e nestes, existe um potencial energético que não pode ser negligenciado. Neste contexto, a combustão se mostra uma boa alternativa para o reaproveitamento energético desses resíduos, no entanto, é indispensável um entendimento do processo, bem como das variáveis de operação. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar a equação que governa a transferência de calor em um meio poroso reativo da fase sólida e, ao mesmo tempo, realizar uma análise adimensional do fenômeno pela determinação e interpretação física dos grupos adimensionais que regem a taxa de transferência de calor da fase sólida de uma célula de combustão desenvolvida no Laboratório de Combustíveis e Combustão da Universidade Federal do Espírito Santo para estudos da combustão em meio poroso.

Artigo Completo :

Palavras-chave: resíduos sólidos, célula de combustão, grupos adimensionais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-014

Referências bibliográficas
  • [1] MONHOL F. A.; PRETTI J. N.; MARTINS M. F., Concepção e calibração de uma célula de combustão minuciosamente instrumentada para conversão de resíduos sólidos como fonte alternativa de energia, 2013.
  • [2] LAPENE, A.; M. F. MARTINS; G. DEBENEST; M. QUINTARD; S. SALVADOR, “Numerical simulation of oil shale combustion in a fixed bed: modelling and chemical.” Eurotherm Seminar N° 81 Reactive Heat Transfer in Porous Media. Albi, France, 2007.
  • [3] ROBERT W. FOX, PHILIPJ. PRITCHARD, ALAN T. MCDONALD, “Introdução à Mecânica dos Fluidos”, 7ª edição, capítulo 7, 2008.
Como citar:

Pretti, J. N.; Martins, M.F.; "Interpretação dos grupos adimensionais que regem a taxa de transferência de calor de uma célula de combustão", p. 27-29 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações