Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Interatividade e imersão em narrativa digital de ebook interativo infantil

Interactivity and immersion in digital storytelling of interactive storybook

Teixeira, Deglaucy Jorge ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Artigo Completo:

A evolução das novas tecnologias permitiu a publicação de livros em formatos digitais e interativos. A categoria de ebook interativo destaca-se por explorar recursos de multimídia, interatividade e potencialidades específicas dos dispositivos digitais para contar histórias. Em um ebook interativo os diversos tipos de interatividades podem potencializar a imersão por meio de agenciamento de ações e transformações ocorridas, assim como os resultados das ações do leitor. No entanto, caso as informações interativas não estejam coerentes com os acontecimentos da narrativa, o agenciamento do leitor poderá não contribuir para imersão no conteúdo, desviar sua atenção e dificultar a compreensão da história. O objetivo deste estudo foi verificar os tipos de interatividades que podem contribuir para a imersão em uma narrativa digital. Para tanto, a partir de uma abordagem exploratória e qualitativa, analisou-se o book app Jack and the Beanstalk na perspectiva das categorias estéticas da narrativa digital interativa: imersão, agência e transformação (MURRAY, 2003; RYAN, 2009; TANENBAUM, 2007), frente a aos tipos de interatividades comuns em narrativas digitais (MILLER, 2014). Observou-se que é fundamental alinhar a interatividade de forma significativa tendo em vista as consequências coerentes aos acontecimentos da história e assim possibilitar um maior envolvimento do leitor com o conteúdo.

Artigo Completo:

The development of new technology has allowed the publication of books in digital and interactive formats. The interactive ebook category stands out to explore multimedia features, interactivity and the potential of digital devices for storytelling. In the children''s book app, an interactive ebook in application format, the various types of interactivity can enhance the immersion through agency actions and changes occurring as a result of player''s actions. However, if the interactive information is not consistent with the narrative of events, the agency reader can’t contribute to the immersion in the content, diverting his attention from the text and making it difficult to understand the story. The objective of this study was to determine the types of interactivity that can contribute to the immersion in a digital narrative. Therefore, from an exploratory and qualitative approach, was analyzed the book app Jack and the Beanstalk from the perspective of aesthetic categories of interactive digital narrative: immersion, agency and transformation (MURRAY, 2003; RYAN, 2009; TANENBAUM, 2007 ), compared to the common types of interactivity in digital storytelling (Miller, 2014). Noted that it is critical to align the interactivity significantly in view of the consequences consistent with historical events and thus enable a greater involvement of the reader to the content.

Palavras-chave: ebook interativo infantil, narrativa digital, imersão, interatividade, Interactive ebook, digital storytelling, immersion, interactivity,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_128

Referências bibliográficas
  • [1] Artigos em revistas acadêmicas/capítulos de livros
  • [2] RIEDL, Mark O.; STERN, Andrew. 2006. Believable agents and intelligent story adaptation for interactive storytelling. In: Technologies for Interactive Digital Storytelling and Entertainment. Springer Berlin Heidelberg. p. 1-12
  • [3] RYAN, Marie-Laure. 2009. From narrative games to playable stories. StoryWorlds: In: A Journal of Narrative Studies, Nebraska, v. 1.
  • [4] TANENBAUM, Joshua; TOMIZU, Angela. 2007. Affective interaction design and narrative presentation. In: AAAI 2007 Fall Symposium on Intelligent Narrative Technologies.
  • [5] Livros, e material não publicados
  • [6] CRAWFORD, Chris. 2005. Chris Crawford on interactive storytelling. California (ebook). New Riders Games.
  • [7] FLATSCHART, Fábio. 2014. Livro Digital etc. [Digital Kobo]. Rio de Janeiro: Brasport.
  • [8] MEADOWS, Mark Stephen. 2003. Pause Andamp; Effect. The Arte of Interactive Narrative. USA: New Riders.
  • [9] MILLER, Carolyn Handler. 2014. Digital storytelling: A creator''s guide to interactive entertainment. Taylor Andamp; Francis.
  • [10] MOD, Craig. 2012. Designing books in the digital age. Book: In: A futurist’s manifesto: Essays from the bleeding edge of publishing. [Kindle digital]. Boston, Massachusetts: O’Reilly Media.
  • [11] MURRAY, Janet H. 2003. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberspaço. São Paulo: UNESP.
  • [12] NORMAN, Donald A. 2006. O design do dia-a-dia (tradução: Ana Deiró). Rio de Janeiro: Rocco.
  • [13] SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. 20 Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari.
  • [14] TEIXEIRA, Deglaucy J. 2015. A interatividade e a narrativa no livro digital infantil: proposição de uma matriz de análise. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
Como citar:

Teixeira, Deglaucy Jorge; Gonçalves, Berenice Santos; "Interatividade e imersão em narrativa digital de ebook interativo infantil", p. 696-709 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_128

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações