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Inovação tecnológica, relação universidade-empresa e modelo teórico da Hélice Tripla

Coutinho, Gustavo Alberto Silva ; Silva, André Vasconcelos da ;

Artigo Completo:

O presente artigo de revisão de literatura teve como objetivo realizar um recorte da produção científica a respeito da inovação tecnológica como vantagem competitiva, papel das universidades nesse contexto e a relação destas com as empresas para transferência de tecnologia, no contexto do modelo teórico da Hélice Tripla, proposto por Etzkowitz e Leydesdorff (2000). Para tanto, foram utilizados como referências artigos científicos que tratam dos temas apresentados e recentemente publicados. Como resultado, tem-se que no Brasil as empresas apresentam características próprias que dificultam o investimento em pesquisas, o que acaba por concentrar nas pesquisas realizadas pelas universidades a maior parte da produção de inovações tecnológicas. O modelo teórico da Hélice Tripla de relacionamento entre universidades, empresas e Estado, tem como finalidade criar ambiente favorável para aproximação entre universidades e empresas e facilitar a transferência de tecnologia da academia para o mercado.

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Palavras-chave: inovação; relação universidade-empresa; Hélice Tripla,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-004

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Como citar:

Coutinho, Gustavo Alberto Silva; Silva, André Vasconcelos da; "Inovação tecnológica, relação universidade-empresa e modelo teórico da Hélice Tripla", p. 36-48 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-004

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