Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

INFÂNCIA, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTUAÇÕES NECESSÁRIAS

NEVES, Bruna Antônio ; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de ;

Artigo:

Este estudo objetiva refletir sobre a infância, a música e a expressividade na educação infantil, tecendo algumas pontuações sobre o que vem sendo oferecido as crianças de cultura musical no contexto da sociedade do consumo e o que deveria realmente ser trabalhado na educação infantil. Para o estudo temos como embasamento teórico os fundamentos da Teoria Crítica, principalmente, com as discussões de Adorno e Horkheimer (1985). O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina atrelado ao processo de pesquisa relacionado ao Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia na UEL. Ao nos depararmos com a sociedade atual regida pelos artefatos do consumo vemos que a música cria conotações que vão além do que deveria ser seu papel na vida social, já que passa a ser algo de perpetuação de ideologias e interesses do consumo e da mercadoria. Através da indústria cultural, a música é transformada em mercadoria, socializada, gerando lucros a quem o mantém. Desse modo, a discussão é urgente e necessárias a fim de garantir uma mediação para o pensamento crítico de crianças em espaços escolares.

Artigo:

Palavras-chave: Infância. Música. Expressividade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_255

Referências bibliográficas
  • [1] ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
  • [2] CARONE, Iray. Adorno e a educação musical pelo rádio. In: Educação e sociedade: Revista de Ciência da Educação, Campinas, v. 24, n. 83, p. 477- 493, ago. 2003.
  • [3] DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
  • [4] JACAS, Maria Mercè Cardoner. Expressão Musical. In: ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar. Tradução Fátima Murad. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 200
  • [5] MAFFIOLETT, Leda de Albuquerque. Práticas Musicais na Educação Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER. Gládis E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
  • [6] OSTETTO, Luciana Esmeralda. “Mas as crianças gostam!” Ou sobre gostos e repertórios musicais. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel. (Orgs.) Arte, Infância e Formação de Professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.
  • [7] SUBTIL, Maria José Dozza. Música Midiática & o gosto musical das crianças. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006.
Como citar:

NEVES, Bruna Antônio; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; "INFÂNCIA, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTUAÇÕES NECESSÁRIAS", p. 232-240 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_255

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações