Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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INDÚSTRIA CULTURAL, MÍDIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO INFANTIL

VALENTE, Adna Tamires Gordiano ; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de ;

Artigo:

Este texto tem o objetivo de refletir acerca dos conceitos de indústria cultural, mídia e consumo, tecendo reflexões sobre seus impactos na formação do pensamento infantil. O estudo é fruto das reflexões relacionadas ao Projeto de Pesquisa – “Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na Primeira Infância: da semiformação à emancipação humana” da Universidade Estadual de Londrina e, ainda, das atividades de Iniciação Científica – CNPQ/UEL. A metodologia dispõe de leituras e estudos em autores como T. Adorno e M. Horkheimer (1985), H. Marcuse (1973) entre outros. Percebe-se, contudo, que a indústria cultural e a cultura midiática torna-se impactante na vida das crianças de diversas formas, seja pela suas brincadeiras, comportamentos, alimentação, vestuário, lazer etc. Hoje os vídeo games, a TV, computador, ou seja, os brinquedos espetaculosos da indústria cultural ocupam o espaço das atividades consideradas significativas, promovendo diversas consequências negativas na criança e na infância. Diante disso, a escola infantil e o professor tem um papel fundamental como mediador do conhecimento e da formação do pensamento, mediando momentos que são significativos para o aprendizado infantil e, possibilitando as crianças novas experiências pedagógicas que vão além do consumo, da mercadoria e dos padrões midiáticos.

Artigo:

Palavras-chave: Mídia. Educação. Infância.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt2_144

Referências bibliográficas
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Como citar:

VALENTE, Adna Tamires Gordiano; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; "INDÚSTRIA CULTURAL, MÍDIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO INFANTIL", p. 178-187 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt2_144

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