Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

INCONGRUÊNCIAS ENTRE OS MECANISMOS DE BUSCAS E A APRENDIZAGEM

INCONGRUENCES BETWEEN SEARCH ENGINES AND LEARNING

PENNA, Leonardo Medeiros ; QUARESMA, Manuela ;

Artigo:

Este artigo procura apresentar uma análise da compatibilidade dos mecanismos de buscas com o processo de aquisição de conhecimento. Sua motivação foi apurar possíveis inconsistências entre os critérios de seleção de resultados adotados por essas ferramentas e os aspectos cognitivos inerentes à aprendizagem. Buscou-se a identificação dos processos fisiológicos e psicológicos que transcorrem no momento em que estamos adquirindo conhecimento e posteriormente avaliou-se possíveis incongruências com o funcionamento dos buscadores. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que a utilização da popularidade na hierarquização dos resultados destoa das características cognitivas dos usuários e pode impor dificuldades para aquisição de novos saberes.

Artigo:

This article presents a compatibility analysis of search engines with the acquiring knowledge process. The motivation was determine the possibility of inconsistencies between results'' selection criteria adopted by these tools and cognitive learning aspects. It was sought to identify the physiological and psychological processes that occur when we are acquiring knowledge and then it was evaluated possible inconsistencies with the search engines operations. As a result of research, it was noticed that popularity use in hierarchization of results diverges from cognitive characteristics of users and may impose difficulties for new knowledge acquisition.

Palavras-chave: buscas, mecanismos de buscas, relevância, resultados, conhecimento, aprendizagem, search,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-89-U121

Referências bibliográficas
  • [1] ASK. Help Center: How does Ask.com search for answers to my questions?, [S.l.]: 2012. Disponível em Andlt;http://help.ask.com/link/portal/30015/30018/Article/7/How-does-Ask-com-search-for-answers-to-my-questionsAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 16:50:00.
  • [2] BOEREE, C. George. Moral Development, [S.l.]: 2009. Disponível em Andlt;http://webspace.ship.edu/cgboer/genpsymoraldev.htmlAndgt;. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.
  • [3] COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010, São Paulo: 2011. Disponível em Andlt;http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2010.pdfAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 17:30:00.
  • [4] COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013, São Paulo: 201 Disponível em Andlt;http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdfAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 17:30:00.
  • [5] COUVERING, Elizabeth V. Is Relevance Relevant? Market, Science, and War: Discourses of Search Engine Quality. In: Journal of Computer-Mediated Communication, 12. London: International Communication Association, 2007.
  • [6] FISHKIN, Rand. Google vs. Bing: Correlation Analysis of Ranking Elements, [S.l.]: 2010. Disponível em Andlt;http://moz.com/blog/google-vs-bing-correlation-analysis-of-ranking-elementsAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 20:30:00.
  • [7] GILLESPIE, Tarleton. The Relevance of Algorithms, Cambridge: MIT Press, 2014. Disponível em Andlt;http://6.asset.soup.io/asset/3911/8870_2ed3.pdfAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 19:50:00.
  • [8] GOLDSTEIN, E. Bruce. Cognitive Psychology: Connecting Mind,Research, and Everyday Experience, 3. ed. Belmont: Wadsworth, 2011.
  • [9] GOOGLE. How Search Works: The Story - , [S.l.]: 2013a. Disponível em Andlt;http://www.google.com/intl/en/insidesearch/howsearchworks/thestory/index.htmlAndgt;. Acesso em: 20 jun. 2013, 19:50:00.
  • [10] GOOGLE. How Search Works: Rastreamento e indexação, [S.l.]: 2013b. Disponível em Andlt;http://www.google.com/intl/en/insidesearch/howsearchworks/thestory/index.htmlAndgt;. Acesso em: 10 jan. 2015, 13:00:00.
  • [11] GOOGLE. Por que usar o Google, [S.l.]: 20 Disponível em Andlt;http://www.google.com.br/why_use.htmlAndgt;. Acesso em: 20 jun. 2013, 19:30:00.
  • [12] KIM, Kyung Hee. The Creativity Crisis: The Decrease in Creative Thinking Scores on the Torrance Tests of Creative Thinking. Londres: Creativity Research Journal, 2011, p. 285-295. Disponível em Andlt;http://kkim.wmwikis.net/file/view/Kim_2011_Creativity_crisis.pdfAndgt;. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.
  • [13] PURCELL, K.; BRENNER, J; RAINIE, L. Search engine use 2012, [S.l.]: 2012. Disponível em Andlt;http://www.pewinternet.org/files/old-media//Files/Reports/2012/PIP_Search_Engine_Use_2012.pdfAndgt;
  • [14] ROUE, Leah Christine. A Study of Grade Level and Gender Differences in Divergent Thinking among 8th and 11th Graders in a Mid-Western School District. Minnesota: 2011. Disponível em Andlt;http://www.ncete.org/flash/pdfs/Roue%20Dissertation%20Final%20Upload.pdfAndgt;. Acesso em: 15 jun. 2013, 20:30:00.
  • [15] SERASA EXPERIAN. Google Brasil lidera buscas na Internet em março, de acordo com dados da Hitwise, [S.l.]: 2014. Disponível em Andlt;http://noticias.serasaexperian.com.br/google-brasil-lidera-buscas-na-internet-em-marco-de-acordo-com-dados-da-hitwiseAndgt;. Acesso em: 10 jun. 2015, 10:30:00.
  • [16] SEOmoz . 2013 Search Engine Ranking Factors, [S.l.]: 2013. Disponível em Andlt;http://moz.com/search-ranking-factorsAndgt;. Acesso em: 10 jun. 2015, 10:30:00.
  • [17] SIMPSON, Thomas W. Evaluating Google as an epistemic tool. In: Metaphilosophy, Vol. 43, No. 4. Malden: Blackwell Publishing Ltd, jul. 2012.
  • [18] SOUSA, David. How the Brain Learns, 6. ed. [S.l.]: Corwin, 2011.
Como citar:

PENNA, Leonardo Medeiros; QUARESMA, Manuela; "INCONGRUÊNCIAS ENTRE OS MECANISMOS DE BUSCAS E A APRENDIZAGEM", p. 1035-1044 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-89-U121

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações