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INCONGRUÊNCIAS ENTRE OS MECANISMOS DE BUSCAS E A APRENDIZAGEM

INCONGRUENCES BETWEEN SEARCH ENGINES AND LEARNING

PENNA, Leonardo Medeiros; QUARESMA, Manuela;

Artigo:

Este artigo procura apresentar uma análise da compatibilidade dos mecanismos de buscas com o processo de aquisição de conhecimento. Sua motivação foi apurar possíveis inconsistências entre os critérios de seleção de resultados adotados por essas ferramentas e os aspectos cognitivos inerentes à aprendizagem. Buscou-se a identificação dos processos fisiológicos e psicológicos que transcorrem no momento em que estamos adquirindo conhecimento e posteriormente avaliou-se possíveis incongruências com o funcionamento dos buscadores. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que a utilização da popularidade na hierarquização dos resultados destoa das características cognitivas dos usuários e pode impor dificuldades para aquisição de novos saberes.

Artigo:

This article presents a compatibility analysis of search engines with the acquiring knowledge process. The motivation was determine the possibility of inconsistencies between results'' selection criteria adopted by these tools and cognitive learning aspects. It was sought to identify the physiological and psychological processes that occur when we are acquiring knowledge and then it was evaluated possible inconsistencies with the search engines operations. As a result of research, it was noticed that popularity use in hierarchization of results diverges from cognitive characteristics of users and may impose difficulties for new knowledge acquisition.

Palavras-chave: buscas, mecanismos de buscas, relevância, resultados, conhecimento, aprendizagem, search,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-89-U121

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Como citar:

PENNA, Leonardo Medeiros; QUARESMA, Manuela; "INCONGRUÊNCIAS ENTRE OS MECANISMOS DE BUSCAS E A APRENDIZAGEM", p. 1035-1044 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-89-U121

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