Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INCLUSÃO DO JOVEM DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DO DESIGN

Moreira, Marina L. ; Nogueira, Daniel Moura ; Pina, Fernanda ; Morenna, Janara ;

Artigo Completo:

Este trabalho é o resultado de uma investigação das experiências e trocas entre o jovem oriundo de comunidades de baixa renda e o ambiente universitário. Partindo de questões relativas à interdisciplinaridade, debatidas ao longo da disciplina “Design e Interdisciplinaridade” da Pós Graduação do Departamento de Artes de Design da PUC-Rio, no segundo semestre de 2015. O Design é usado como ferramenta de abordagem de problemas complexos e oportunidades derivadas da relação jovem x universidade - circunscrevendo uma tríade entre Design, Interdisciplinaridade e Complexidade. A coleta de dados envolveu uma parceria com o NEAM (Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor) e o LILD (Laboratório de Investigação em Living Design), na PUC-Rio. Foram analisados conteúdos de cartas originárias de uma atividade multidisciplinar anterior, o projeto Ninho-Domo. Em seguida, foram entrevistados, por meio de roteiros semi-estruturados, cinco jovens vinculados ao NEAM de diferentes comunidades. Como fundamentação teórica e referências bibliográficas, dentre os principais autores e publicações estão: Edgar Morin (2013), sobre o Pensamento Complexo; Rômulo Costa Mattos (2010), sobre as favelas e seu histórico; bem como dados do IBGE e documentos dos arquivos do NEAM e LILD. Os resultados desta investigação indicam que por meio das ações projetuais do design associadas à interdiciplinaridade permitiu identitificar potencial transformador nos jovens vinculados a esses núcleos, independente de sua origem socioeconomica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Interdisciplinaridade; jovem; baixa renda.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0288

Referências bibliográficas
  • [1] COUTINHO, D. Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha. Rio de Janeiro. s./n, 2013.
  • [2] COUTO, R. M. S. Movimento interdisciplinar de designers brasileiros em busca de educação avançada. 1997. Tese. (Doutorado em Educação) - PUC-Rio, Rio de Janeiro, 1997.
  • [3] _____- Reflexões sobre “A Possibilidade de uma Teoria do Design”, treze anos depois. Laboratório de Interdisciplinar de Design/Educação da PUC-Rio. Palestra Simpósio LARS, 2008.
  • [4] FRASCARA, J. Que és el diseño de comunicación? Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2011.
  • [5] JAPIASSU, H. O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
  • [6] KONDER, L. O outro, esse alienígena. O Globo, Rio de Janeiro, 25 de agosto de 199
  • [7] MOREIRA, M. Universidade e Comunidade: a construção de um novo ambiente. Rio de Janeiro: Ed. E-PAPER, 2006.
  • [8] MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
Como citar:

Moreira, Marina L.; Nogueira, Daniel Moura; Pina, Fernanda; Morenna, Janara; "INCLUSÃO DO JOVEM DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DO DESIGN", p. 3352-3362 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0288

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações