Resumo - Open Access.

Idioma principal

Implantação de Projeto de Visita de Animais em Hospital Infantil de Alta Complexidade- Instituto da Criança Hcfmusp

Lara, Jaqueline Aparecida de; Rossi Junior, Alfio; Kudo, Aide Mitie; Pavani, Simone Aparecida Lima; Lopes, Viviane Aparecida; Berti, Eliana Regina Coelho; Ichitani, Tatiane;

Resumo:

Introdução. a visita de animais no ambiente hospitalar auxilia na melhoria da qualidade de vida do paciente durante o período de internação. Tendo em vista que a atividade visita de animais também chamada de Terapia assistida por animais (A/TAA) tem sido muito utilizada há décadas em instituições reconhecidas nos Estados Unidos, o Instituto da Criança com apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, implantou o projeto Cão Terapeuta em parceria com uma Organização não Governamental chamada também Cão Terapeuta. Objetivo; o projeto tem como objetivo fazer com que a criança desvie o foco da doença e possa ter momentos de descontração, socialização e alegria no durante sua permanência no hospital. Além de auxiliar no desenvolvimento da autoestima e autoconfiança da criança, o mesmo também contribuiu significativamente para a melhoria do ambiente de trabalho nas enfermarias do Instituto. Metodologia para a implantação do Projeto a Coordenação de Humanização em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e equipe multidisciplinar do Instituto da Criança desenvolveu um fluxo para acompanhar a entrada, permanência e saída dos animais, bem como um fluxo para autorização médica. Os animais são monitorados pela CCIH no que diz respeito a estado de saúde do animal, exames parasitológicos a cada três meses e vacinas. As visitas são realizadas de 15 em 15 dias. Resultados com o acompanhamento do projeto podemos perceber os seguintes resultados: • Maior integração e socialização entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. • Afastamento do estado de dor do paciente. • Melhoria da autoconfiança diante do enfrentamento da doença • Recreação, diversão e afastamento do isolamento. • Encorajamento das funções da fala • Estímulo à memória Conclusão: Levando-se em consideração que o Instituto da Criança é um Hospital de alta complexidade que atende crianças de 0 a 18 anos com doenças crônicas e raras, algumas crianças tiveram contato com um cachorro pela primeira vez devido ao longo período de internação. a visita de animais colaborou para a melhoria das relações e da comunicação entre os usuários e profissionais de saúde.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10600

Referências bibliográficas
Como citar:

Lara, Jaqueline Aparecida de; Rossi Junior, Alfio; Kudo, Aide Mitie; Pavani, Simone Aparecida Lima; Lopes, Viviane Aparecida; Berti, Eliana Regina Coelho; Ichitani, Tatiane; "Implantação de Projeto de Visita de Animais em Hospital Infantil de Alta Complexidade- Instituto da Criança Hcfmusp", p. 234 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10600

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações