Artigo - Open Access.

Idioma principal

Impacto de diferentes ciclos de emissões em um veículo Flex-Fuel

Impact of different emissions cycles on a Flex Fuel vehicle

QUADROS, Eduardo Costa ;

Artigo:

Com a crescente preocupação com o meio ambiente e o constante avanço das legislações de emissões mundiais, a introdução de novos ciclos de emissões e procedimentos para testes é uma tendência. A legislação brasileira segue o padrão norte americano e usa o FTP75 para homologação de seus veículos. Porém, cada vez mais, a representatividade dos ciclos de emissões é questionada. Este estudo tem como objetivo testar o mesmo veículo em diferentes ciclos de emissões (FTP75, NEDC e WLTC) e analisar as diferenças de emissões de gases de escape e de um veículo flex-fuel, que atende ao PROCONVE L6. Ao fim do estudo, indica-se se a legislação brasileira, com o uso do FTP75, está conseguindo seguir os níveis de emissões internacionais, ou se a mesma está ficando defasada em relação aos padrões internacionais.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP25

Referências bibliográficas
  • [1] KÜHLWEIN, Jörg; GERMAN, John; BANDIVADEKAR, Anup. Development Of Test Cycle Conversion Factors Among Worldwide Light-Duty Vehicle Co2 Emission Standards. The International Council on Clean Transportation, September 2014.
  • [2] DAHAM, Basil. Drive Cycles. Disponível em: http://www.daham.org/basil/leedswww/emissions/drivecycles.htm. Acesso em: 26/05/2016.
  • [3] Continental Automotive GmbH Powertrain Division. Worldwide Emission Standards and Related Regulations. Regensburg, March 2015.
  • [4] Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6601 Veículos rodoviários automotores leves – Determinação de hidrocarbonetos, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e material particulado no gás do escapamento. Rio de Janeiro, 18/09/2012.
Como citar:

QUADROS, Eduardo Costa; "Impacto de diferentes ciclos de emissões em um veículo Flex-Fuel", p. 172-188 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações