Resumo - Open Access.

Idioma principal

IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS LÁCTICAS COM POTENCIAL PROBIÓTICO PRESENTES EM QUEIJO MINAS PADRÃO ARTESANAL

Silva, Tuânia Natacha Lopes; Chaves, Mariana Andrades Mendes; Granjeiro, Paulo Afonso; Valadares, Helder Magno; Lopes, Débora de Oliveira; Magalhães, Juliana Teixeira de;

Resumo:

Probióticos são micro-organismos vivos contidos em suplementos alimentares, capazes de produzirem efeitos benéficos no hospedeiro, favorecendo o equilíbrio e o incremento da microbiota nativa. Para maior segurança de um produto probiotico é de insuma importância a correta e segura identificação dos isolados, o que nem sempre é possível por testes bioquímicos ou fenotípicos, sendo necessário, então, a identificação molecular. Assim, o presente trabalho tem como intuito a identificação molecular de dez bactérias láticas com potencial probiótico isoladas de Queijo Minas Padrão artesanal adquiridos no município de Divinópolis- MG. Os isolados foram submetidos a metodologia de PCR usando primers específicos a região do gene rDNA 16S: 27F (5'' AGATTTGATCCTGGCTCAG 3'') e 1492R (5’ GGTTACCTTGTTACGACTT 3’). A PCR foi realizada por 3 minutos a 94ºC; seguido por 30 ciclos de 1 minuto à 94ºC,1 minuto a 55ºC e 2 minutos a 72ºC e, posteriormente 8 minutos a 72ºC. Para as reações foram utilizados 50ng de DNA, 1mM de dNTP, 0,36µM de cada primer, 2,5 U de Taq DNA polimerase,tampão da enzima 1X e 50mM de MgCl2. O material foi submetido ao sequenciamento e as sequências comparadas em bancos de dados. A análise possibilitou a identificação de quatro bactérias lácticas: Leuconostoc mesenteroides, Weissella paramesenteroides, Lactobacillus plantarum e Lactobacillus paraplantarum. A partir desta identificação,estudos para confirmar o potencial probiótico das linhagens serão conduzidos, para futuramente ser possível utilizá-las em alimentos probióticos.

Resumo:

Palavras-chave: bactérias lácticas, identificação molecular, probiótico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0093

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Tuânia Natacha Lopes; Chaves, Mariana Andrades Mendes; Granjeiro, Paulo Afonso; Valadares, Helder Magno; Lopes, Débora de Oliveira; Magalhães, Juliana Teixeira de; "IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS LÁCTICAS COM POTENCIAL PROBIÓTICO PRESENTES EM QUEIJO MINAS PADRÃO ARTESANAL", p. 87 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0093

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações