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IDENTIFICAÇÃO DE CÓDIGOS CROMÁTICOS EM EMBALAGENS DE LEITE E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Pereira, Carla Patrícia de Araújo; Linhares, Fernando de Oliveira;

Artigo:

Este artigo aborda o uso de códigos de cores em embalagens de alimentos. Relata um estudo realizado com 205 embalagens de leite, consistindo na observação, registro e análise do material; e apresenta um levantamento realizado com um grupo de 50 consumidores, entrevistados em supermercados, visando determinar se as cores das embalagens funcionam como indicadores visuais das variedades do produto. A análise das embalagens mostra que a distinção entre os tipos de leite encontrados deve-se essencialmente às cores, usadas como códigos de diferenciação, havendo, contudo, variações na codificação adotada pelos diferentes fabricantes. Os resultados da pesquisa indicam que um número significativo dos consumidores se orienta pela cor da embalagem, e que a maioria tem dificuldades para localizar o tipo de leite que procura. Conclui- se que a falta de padronização das cores indicativas e o uso de códigos que desconsideram as relações de semelhança e de oposição presentes na estrutura da linguagem cromática, conforme constatado pela pesquisa, dificultam a utilização desse sistema de informação pelos usuários.

Artigo:

This paper discusses the use of color codes on food packaging. Reports a study of 205 milk packaging, consisting in the observation, recording and analysis of the material; and presents a survey that was carried out with a group of 50 consumers, interviewed in supermarkets, in order to determine if the packaging colors function as visual indicators of product varieties. The analysis shows that the distinction between types of milk found was due essentially to packaging colors, used as codes of differentiation, but there are variations in the coding adopted by different manufacturers. The survey results indicate that a significant number of consumers is oriented by the packaging colors, and that most of them have difficulty to locate the type of milk that they seek. It is concluded that the lack of standardization of the indicative colors and the use of codes that disregard the relations of similarity and opposition present in chromatic language structure, as noted by research, makes it difficult to use this information system by users.

Palavras-chave: design de embalagens, indicadores visuais, códigos cromáticos, packaging design, visual indicators, color codes.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00642

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Como citar:

Pereira, Carla Patrícia de Araújo; Linhares, Fernando de Oliveira; "IDENTIFICAÇÃO DE CÓDIGOS CROMÁTICOS EM EMBALAGENS DE LEITE E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES", p. 47-57 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00642

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