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IDENTIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE CO-DESIGN

Machado, Luciene; Corrêa, Marcelo; Diehl, Marcia; Ximenes, Francisco;

Artigo:

O Design é uma área de caráter projetual que utiliza diversos processos de geração de ideias para tangibilizar o conceito de projeto de um produto ou serviço. Os designers podem projetar sozinhos ou junto a outros designers, que podem ser de áreas divergentes. Neste processo, algumas emoções podem estimular ou bloquear a geração de ideias entre os designers, podendo alterar os resultados do produto final a ser projetado. Dentro deste contexto, este artigo mostra os resultados de uma pesquisa exploratória concluída, cujo objetivo foi identificar as emoções envolvidas durante a geração de ideias em processos de co-design entre designers, a fim de propor diretrizes para a criação de um espaço físico modelo que potencialize a geração de ideias. O método utilizado foram entrevistas em profundidade com base nos fundamentos da Appraisal Theory, aplicadas a designers de áreas diversas. Os resultados apontaram que, a partir da identificação das emoções que estimularam o processo de geração de ideias, como o entusiasmo e o divertimento, foram propostos os primeiros indícios de diretrizes projetuais para a criação de um espaço físico modelo, visando estimular as emoções que potencializam a geração de ideias em um processo de co-design.

Artigo:

Design is an area that has a projetual character which uses several idea generation processes to make tangible the concept design of a product or service. The designers can design by their own or with other designers, which can be from divergent areas. In this process, some emotions can stimulate or block the generation of ideas among designers and may change the results of the final product to be designed. Within this context, this paper shows the results of a completed exploratory research aimed at identifying the emotions involved during the generation of ideas in co-design processes among designers, in order to propose guidelines for the creation of physical space model that enhance the generation of ideas. The method used was in-depth interviews based on the fundamentals of Appraisal Theory, applied to designers from different areas. The results showed that, from the identification of emotions that stimulated the idea generation process, such as enthusiasm and enjoyment, were proposed early project guidelines to create a physical space model to stimulate the emotions that enhance the idea generation in a co-design process.

Palavras-chave: Emoção, geração de ideias, designers, co-design., Emotion, generation of ideas designers, co-design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00945

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Como citar:

Machado, Luciene; Corrêa, Marcelo; Diehl, Marcia; Ximenes, Francisco; "IDENTIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE CO-DESIGN", p. 3347-3354 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00945

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