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Identidade e Identificação - Um Estudo sobre a Publicidade e seus Reflexos Sociais

RIBEIRO, Eric Anacleto;

Resumo:

Desde sua concepção enquanto objeto de estudo, o marketing já passou por diversas transformações, adaptando-se aos contextos social e econômico de cada época. Da mesma forma, a aplicação de suas ferramentas também sofreu alterações, principalmente no que se refere ao foco estratégico publicitário. O objetivo deste trabalho foi discutir essa evolução e analisar, com base nela, a ferramenta de marketing que mais interage com o ser social: a comunicação, tendo a pretensão de propor uma reflexão acerca do foco comunicacional - como parte de um processo - que trouxe prestígio e sucesso para determinadas empresas, produtos e marcas, estabelecendo uma relação satisfatória com seus públicos, seja pela identificação ou identidade. Para tal, foram analisadas peças publicitárias da contemporaneidade que flutuam nos campos da razão e da emoção, ora estabelecendo um vínculo de identificação de necessidades básicas, ora apelando para uma identidade repleta de simbologia. A estruturação teórica foi pautada, em especial, nas teorias de Palo Alto e na Teoria das Medicações.

Resumo:

Palavras-chave: marketing, comunicação, publicidade, identidade, identificação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp-028

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Como citar:

RIBEIRO, Eric Anacleto; "Identidade e Identificação - Um Estudo sobre a Publicidade e seus Reflexos Sociais", p. 209-219 . In: Anais do VII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - (des)Identidade Nacional [=Blucher Social Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp-028

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