Artigo - Open Access.

Idioma principal

ID-THINK: FACILITADOR DA VISUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA EMPRESA

Demarchi, Ana Paula Perfetto; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Ortuño, Bernabé Hernandís; Marquina, Elingth Simone Rosalez;

Artigo:

Este artigo relata o projeto desenvolvido na Universidade Politécnica de Valencia em conjunto com a Universidade Estadual de Londrina, o qual resultou em um produto que pretende facilitar o desenvolvimento da gestão do conhecimento e sua visibilidade a partir dos objetivos a serem perseguidos, por meio da transmissão de informações e conhecimentos e da transformação destas em ações e novos conhecimentos. Para tanto, utilizou-se dos conceitos do design thinking e das habilidades inerentes aos design thinkers, desenvolveu-se uma interface que auxilia a integração dos conhecimentos de todos os envolvidos na gestão da organização.

Artigo:

This article reports the project developed at the Polytechnic University of Valencia (UPV) in conjunction with the State University of Londrina (UEL), which resulted in a product that aims to facilitate the development of knowledge management and its visibility from the objectives to be pursued through the information and knowledge’s transmission and the transformation of these in actions and new knowledge. To this end, we used the concepts of the design thinking and the skills inherent to design thinkers, whereas the procedures adopted, the creative process and the perceptions and from these, to develop an interface that assists the integration of knowledge of everyone involved in the Organization’s management.

Palavras-chave: Modelo sistêmico, Gestão do conhecimento, Design Thinking., Systemic Model, Knowledge Management, Design Thinking.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00611

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, Tim. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009.
  • [2] CHESBROUGH, H. (2012). Inovação aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. Porto Alegre: Bookman.
  • [3] CROSS, Nigel, (2007). Designerly ways of knowing. Boston: Birkhauser verlag AG
  • [4] DEMARCHI, Ana Paula, FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas, MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Design thinking no processo de gestão de design: um estudo de caso na agricultura familiar. Paper presented at the 9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, Brasil: October 10-14, 2010.
  • [5] DEMARCHI, Ana Paula, FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas, MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. Strategic Integrator Design Management model enhanced. Paper presented at the 3rd int. Conf. on integration of design, engineering Andamp; management for innovation. Porto, Portugal: Setembro, 2013.
  • [6] DEOS, Luciano, e MONTEIRO, V. Protifólio Brasil: Gad’design. São Paulo: J.J. Carol, 2004.
  • [7] DYER, Jeff, GREGERSEN, Hal, e CHRISTENSEN, Cleyton. The innovator’s DNA: Mastering the five skills of disruptive innovators. Havard: Havard Bussiness Review Press, 2011.
  • [8] FIRESTONE, Joseph M. e McELROY, Mark . Key Issues in new knowledge management. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.
  • [9] GROS, Begoña, De la cibernética clásica a la cibercultura: herramientas conceptuales desde donde mirar el mundo cambiante. Universidad de Barcelona, España, 2001. [En línea] Available at: http://campus.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_02/n2_art_gros.htm [Último acceso: 03 diciembre 2013].
  • [10] HERNANDIS, Bernabé. Desarrollo de uma metodologia sistêmica para el diseño de produtos industrials. Tesis Doctoral no publicada, Valencia, Universidad Politécnica de Valencia, 2003.
  • [11] ILIPINAR, Gursel et all. Design thinking in postmodern organization. In: International DMI education conference, anais... France, April 2008.
  • [12] LOCKWOOD, Thomas, (2009). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press.
  • [13] McELROY, Mark W. The New Knowledge Management: complexity, learning and sustainable innovation. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003
  • [14] NONAKA, Ikugiro, e TAKEUSHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. R J: Campus, 1997.
Como citar:

Demarchi, Ana Paula Perfetto; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Ortuño, Bernabé Hernandís; Marquina, Elingth Simone Rosalez; "ID-THINK: FACILITADOR DA VISUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA EMPRESA", p. 3226-3237 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00611

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações