Resumo - Open Access.

Idioma principal

Humanizando por Meio da Música: um Relato de Experiência

Carvalho, Jhéssyca Dias de; Leal, Leidiane Maciel; Monteiro, Elisangela Carvaló; Martinho, Jessica Silva; Santos, Karolyne Souza dos;

Resumo:

Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas residentes de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental no Estado do Pará. a prática é desenvolvida na clínica psiquiátrica de um hospital da rede pública estadual e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo que estes objetivam oferecer tratamento especializado e promover a ressocialização aos indivíduos em sofrimento psíquico. Durante o período da prática nos meses de setembro a novembro de 2013, foi possível participar de um grupo terapêutico denominado “Clube da Música” já existente no CAPS. Este grupo objetiva instigar nos usuários reflexões e expressões de seus sentimentos e pensamentos através de músicas, além de favorecer a construção de vínculos entre eles. a música é utilizada como ferramenta de humanização, pois através dela os usuários podem opinar e construir discussões acerca de diversas temáticas. OBJETIVO: relatar e refletir acerca da humanização a partir das experiências vivenciadas pelos residentes multiprofissionais durante a participação e coordenação do “Clube da Música”. METODOLOGIA: observação direta aos usuários e registro em diário de campo das discussões desenvolvidas, visando a reflexão e avaliação do processo grupal, para posterior planejamento de novas ações nos demais encontros, considerando-se as sugestões dos integrantes. As atividades ocorriam uma vez por semana, em dia e horário fixo, sendo o grupo aberto e heterogêneo. Selecionavam-se os usuários conforme indicação no projeto terapêutico, obedecendo às necessidades psicoafetivas e potencialidades de cada um. As atividades eram realizadas em um salão previamente organizado, onde eram acolhidos e sentavam-se em círculo. Inicialmente apresentavam-se as regras do grupo e brevemente questionava-se sobre como passaram a semana e como se sentiam naquele momento. em seguida uma música central era reproduzida e cantada pelos membros. As músicas abordavam temas como: auto-estima, paciência, tolerância, sofrimento, dentre outros, sendo discutidas após a leitura de cada estrofe. o grupo durava aproximadamente 120 minutos, sendo finalizado com a repetição da música central e utilizado o tempo restante para ouvir, cantar e dançar músicas escolhidas por eles. RESULTADOS: a experiência nos mostrou que o grupo permite aos usuários, a partir das reflexões em torno das melodias, exporem suas vivências e opiniões relacionadas a diversos temas suscitados nos encontros a partir das músicas, bem como a ampliação de novas possibilidades de reflexão crítica acerca de seus posicionamentos diante da vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: ao participarmos e executarmos o grupo foi nos possibilitado agregar teoria e prática de forma a aprimorar nossos conhecimentos a partir de uma alternativa terapêutica que busca a humanização da atenção em saúde preconizada pelas Políticas de Saúde Mental.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10447

Referências bibliográficas
Como citar:

Carvalho, Jhéssyca Dias de; Leal, Leidiane Maciel; Monteiro, Elisangela Carvaló; Martinho, Jessica Silva; Santos, Karolyne Souza dos; "Humanizando por Meio da Música: um Relato de Experiência", p. 138 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10447

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações