Artigo - Open Access.

Idioma principal

HIBRIDISMOS ENTRE OS SIGNOS SONOROS, VISUAIS E VERBAIS NO WEBDESIGN

Braida, Frederico; Braida, Frederico; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos;

Artigo:

Este artigo é resultado de uma pesquisa, através da qual foram investigados os hibridismos entre os signos sonoros, visuais e verbais na construção da linguagem dos websites. A metodologia utilizada foi a leitura e análise semiótica de alguns sites pré-selecionados, com um especial enfoque nas matrizes da linguagem e pensamento propostas por Lucia Santaella. Ao final da pesquisa, verificou-se que os webdesigners pouco têm explorado todas as potencialidades da hipermídia (a linguagem da cultura digital) principalmente no que diz respeito à integração das matrizes sonora, visual e verbal em um único ambiente que se pretende democrático e universal.

Artigo:

This paper is a result of a research through which the hybridism between sound, visual and verbal signs in the language of websites was investigated. The methodology used was the semiotics reading and analysis of a group of sites which were previously selected with a special focus on the matrices of language and thought proposed by Lucia Santaella. At the end of the research, we verified that the web designers have not explored all the potentialities of hypermedia (the language of digital culture) mainly about the sonorous, visual and verbal integration of the matrices in an environment that intents to be democratic and universal.

Palavras-chave: Webdesign. Hipermídia. Semiótica., Web design. Methodology. Semiotics.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00339

Referências bibliográficas
  • [1] BRAIDA, Frederico. Um estudo da semiose do design nos sites oficiais das capitais do sudeste brasileiro. (Orientadora: Dra. Vera Lúcia Nojima). Rio de Janeiro: PUC-Rio – Programa de Pós-Graduação em Design, 2007.
  • [2] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. ed. 1. reimp. São Paulo: Edigard Blücher, 2005.
  • [3] COSTA, Carlos Irineu da. Verbete Hipermídia. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. 5. reimp. São Paulo: Editora 34, 2005. p.251-260.
  • [4] FERNANDES, Patrícia de Albuquerque. Semiótica da Interatividade. Uma análise semiótica da interatividade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27, 200 Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 200 Disponível em: Andlt;http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/ 18142/1/R0101-1.pdfAndgt;. Acesso em: 01 jun. 2007.
  • [5] FERRARA, Lucréssia D’Alessio. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
  • [6] JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
  • [7] LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 3 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
  • [8] LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. 6 reimp. São Paulo: Ed. 34, 2003.
  • [9] NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. 2 ed. São Paulo: Annablume, 1998.
  • [10] PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: Andlt;http://www.rio.rj.gov.brAndgt;. Acesso em: 2 dez. 2006.
  • [11] _____. Disponível em: Andlt;http://www.rio.rj.gov.br/homeAndgt;. Acesso em: 26 abr. 2014.
  • [12] PROJETO MYCITY. Disponível em: Andlt;http://www.mycity.com.brAndgt;. Acesso em: 5 fev. 2014.
  • [13] SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: semiose e autogeneração. São Paulo: Editora Ática, 1995.
  • [14] _____. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. 2 reimp. São Paulo: Hacker Editores, 2006.
  • [15] _____. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004a.
  • [16] _____. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
  • [17] _____. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005a.
  • [18] _____. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004b.
  • [19] _____. O que é semiótica. 17 reimp. São Paulo: Brasiliense, 2001.
  • [20] _____. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005b.
  • [21] _____. Semiótica aplicada. 2 reimp. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005c.
  • [22] SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
  • [23] _____. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4 ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
  • [24] SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. 1 reimp. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2003.
Como citar:

Braida, Frederico; Braida, Frederico; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos; "HIBRIDISMOS ENTRE OS SIGNOS SONOROS, VISUAIS E VERBAIS NO WEBDESIGN", p. 168-179 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00339

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações