Resumo - Open Access.

Idioma principal

GUITARRA DE COMPÓSITO POLIMÉRICO VEGETAL: UM ESTUDO SOBRE NOVOS MATERIAIS NO DESIGN DE PRODUTOS

Oliveira, Ana Karla Freire de ; Novaes, Rodrigo ;

Resumo:

Atualmente a área de materiais compósitos possui como tema de maior interesse, o desenvolvimento de materiais compósitos poliméricos reforçados por fibras vegetais e isto se justifica por uma série de fatores, entre os quais, a possibilidade de utilizar um reforço de origem natural em substituição às fibras de vidro. Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa que teve como objetivo o desenvolvimento e estudo de um compósito polimérico reforçado por resíduo resultante do processo de fabricação da cerveja, o cereal malte, visando sua aplicação na produção de corpo de uma guitarra. Para tanto, foram realizados testes para analisar o comportamento acústico do compósito – comparando-o também com madeiras comumente utilizadas para este fim - e sua respectiva viabilidade de uso na fabricação de uma guitarra. Os resultados apontaram que o compósito produzido apresenta excelente comportamento acústico, inclusive melhor que as madeiras estudadas, tornando-o apto enquanto material para fabricação de guitarras com filosofia menos agressora ao ambiente e estética diferenciada.

Artigo selecionado para publicação na REVISTA D (http://seer.uniritter.edu.br/index.php/revistadesign)  

Resumo:

Palavras-chave: Guitarra de compósito; Design sustentável; Compósito de malte,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0352

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, M.; JOHNSON, K. Materiais e design: arte e ciência da seleção de materiais no design de produto - Rio de Janeiro: Elsevier, 201
  • [2] CALLISTER, Jr., W.D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução – Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.
  • [3] CROWNHURST, N.H. Basic áudio vol.1 – New York: John F. Rider Publisher, Inc., 1959.
  • [4] DONAHUE, J.C. Guitars design production and repair - Bensalem: Library of Congress, 2002.
  • [5] FERNANDES, Tania Freitas. Preparação e caracterização de novos materiais compósitos baseados em fibras de celulose. Dissertação de Mestrado. Univeral fiber reinforced foams based on renewable resources for automotive interior applications“ Journal of Cellu�as, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. (Caderno do Grupo de Altos Estudos; v.1).
  • [6] NOVAES, R.; OLIVEIRA, A.K.F. Guitarra de materiais ecocompósito. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em Desenho Industrial. UFRJ. 2014.
  • [7] OLIVEIRA, A.K.F.; D’ALMEIDA, J.R.M. Estudo da viabilidad
Como citar:

Oliveira, Ana Karla Freire de; Novaes, Rodrigo; "GUITARRA DE COMPÓSITO POLIMÉRICO VEGETAL: UM ESTUDO SOBRE NOVOS MATERIAIS NO DESIGN DE PRODUTOS", p. 4097-4108 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0352

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações