Resumo - Open Access.

Idioma principal

Grupo Acolhida: Orientação para Pacientes e Acompanhantes que Serão Submetidos À Radioterapia

Pereira, Roberta Mari de Oliveira; Abreu, Vivian Gava Malta de; Silva, Angela Maria A. de Melo; Silva, Vanderleia Severino da; Assis, Gerlane Afonso de;

Resumo:

Introdução: o câncer pertence a um grupo de doenças cuja taxa de mortalidade vai depender do tipo e do desenvolvimento. Apesar dos progressos da medicina em relação ao tratamento, existem inúmeras metáforas ligadas ao seu diagnóstico, que permitem esta patologia ainda ser vivida como uma sentença de morte, deflagrando assim, uma série de reações e emoções no paciente e na família (Torres, 1999). a importância e necessidade de uma equipe multidisciplinar, no acompanhamento de um paciente oncológico, é essencial na melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Objetivo: Oferecer esclarecimentos a respeito: (1) tratamento da radioterapia; (2) ressaltar a importância da alimentação para o tratamento; (3) minimizar os efeitos colaterais do tratamento sem prejudicar o consumo alimentar adequado; (4) contribuir para a diminuição de angústia, tensão e ansiedade relacionada ao início do tratamento; (5) informar e orientar sobre os direitos e benefícios do paciente oncológico conforme a Lei. Metodologia: Todos os pacientes que são submetidos à radioterapia e seus acompanhantes são convidados para participar do grupo antes de iniciarem o tratamento. o grupo é operativo, rotativo e coordenado pela psicóloga, nutricionista, serviço social e pelo enfermeiro responsável do setor. o encontro é mensal e tem a duração de aproximadamente 2 horas. ao término, a atividade é avaliada a partir de um questionário proposto para este fim. Resultados: com base nos dados do questionário de avaliação de 2013, 85% dos participantes relataram que o grupo foi ótimo e 15% relataram que foi bom; enquanto 100% assinalaram que foram bem informados a respeito do tratamento e 100% acreditam que é importante participar deste grupo. na questão referente aos objetivos do grupo era possível assinalar mais de uma alternativa e os resultados encontrados foram os seguintes: 78,4% relataram que tiraram dúvidas, 57,8% ficaram mais tranquilos. Conclusão: Conclui-se com o resultado das avaliações, que o Grupo Acolhida tem importância e impacto no acolhimento, no acesso às informações, orientações e à equipe multiprofissional, proporcionando maior segurança durante o tratamento radioterápico.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10227

Referências bibliográficas
Como citar:

Pereira, Roberta Mari de Oliveira; Abreu, Vivian Gava Malta de; Silva, Angela Maria A. de Melo; Silva, Vanderleia Severino da; Assis, Gerlane Afonso de; "Grupo Acolhida: Orientação para Pacientes e Acompanhantes que Serão Submetidos À Radioterapia", p. 27 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10227

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações