Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Gestão pela qualidade em Instituições Hospitalares

Fernandes, Ednólia Gomes Varjão ; Alcântara, Gizelda Vasconcelos Vieira de ; Sadoyama, Geraldo ;

Artigo Completo:

O tema qualidade é muito discutido e encontra-se em qualquer ambiente, seja ele de trabalho ou não. Hoje existe amplas abordagens e diferentes discussões sobre sistema de qualidade, gestão da qualidade, qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho, atendimento ao cliente com qualidade e qualidade na assistência de saúde prestada. As empresas de bens ou serviços e as organizações ao longo dos anos e com o crescente processo de globalização começaram a enfrentar um mercado econômico muito competitivo e inovador. Ao mesmo tempo há uma disputa dentro deste mercado, diversificado e com inúmeros concorrentes, todos esses fatores contribuíram para que as organizações e empresas buscassem e ampliassem as discussões e o conhecimento no que se refere aos processos que envolve a área de gestão, qualidade, área de gestão de qualidade dos produtos desenvolvidos e mesmo dos serviços prestados. A percepção que o cliente tem da organização passou a ser uma informação relevante para as mesmas. Satisfazer o cliente externo, é um ponto primordial para manter-se na disputa dentro do mercado econômico. E todo esse contexto se direcionou também para a área de saúde onde atualmente os clientes que procuram os estes serviços estão cada vez mais exigentes no que se refere a qualidade e segurança da assistência prestada. A segurança do paciente é uma discussão em destaque, pois é uma importante dimensão da qualidade. Os eventos adversos que ocorrem nas Instituições de saúde, em sua maioria possuem protocolos, barreiras para minimizar ou mesmo evitar que o evento adverso ocorra.

Artigo Completo:

Palavras-chave: qualidade de serviços, segurança do paciente, serviços de saúde,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-003

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, E.A.V. Segurança do Paciente: do erro á prevenção do risco. n 2., 2013. Brasília. In: Anais do III Congresso Iberoamericano de Direito Sanitário/ II Congresso Brasileiro de Direito Sanitário. Caderno Iberoamericano Direito Sanitário: 2013. p. 10.
  • [2] BALSANELLI, A. P; JERICÓ, M.C. Os reflexos da Gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras. Acta Paul Enfermagem. fev./ mar. 2005.
  • [3] BONATO, Vera Lúcia. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde. p. 319- 331. 2011.
  • [4] BUENO, A. A. B; FASSARELA, C.S. Segurança do Paciente: uma reflexão sobre sua trajetória histórica. Patient: a reflection on its historical trajectory. Revista Rede de cuidados em Saúde. V 6, n. 1. p.1-9. 2012.
  • [5] FADEL, M. A. V; FILHO, G.I.R. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. Revista de Administração Pública. p. 07-22. jan./jul 2009.
  • [6] FREITAS, A.L.P; COZENDY, I.M. Um modelo SERVPEF para avaliação dos serviços hospitalares. Rio de Janeiro. In: XXVIII Encontro Nacional de engenharia de produção. 2008. p. 13.
  • [7] JUNIOR, J.A.B; MATSUDA, L.M. O Enfermeiro no Gerenciamento à qualidade em serviço hospitalar de emergência: revisão integrativa de literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem. dez./ 2011.
  • [8] LUONGO, J. Gestão de qualidade em saúde. São Paulo: Rideel, 2011. 317p
  • [9] MOURA, G. S. S. et al. Construção e implantação de dois indicadores de qualidade assistencial de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem. p. 136- 140. mar./ 200
  • [10] REIS, T. C; MARTINS, M; LAGUARDIA, J. A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde – um olhar sobre a literatura. Ciência & Saúde Coletiva. v. 18, n. 7, p. 2029 -2036. jul./ 2013.
  • [11] SOUZA, A. A. et al. Controle de Gestão em Organizações Hospitalares. Revista de gestão USP. v.16, n. 3, p. 15-29. jul./set. 2009.
Como citar:

Fernandes, Ednólia Gomes Varjão; Alcântara, Gizelda Vasconcelos Vieira de; Sadoyama, Geraldo; "Gestão pela qualidade em Instituições Hospitalares", p. 28-35 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações