Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

GESTÃO DE GAME DESIGN: DIRETRIZES PARA A RELAÇÃO ENTRE EQUIPES NO PROCESSO DE DESIGN

Frosi, Felipe Oviedo ; Wolff, Fabiane ; Steffen, César ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o resultado da construção de diretrizes para o processo do design de jogos focando na interação do designer com demais profissionais. Para a construção das diretrizes são utilizados aportes teóricos de autores de Gestão de Design e, posteriormente, sobre design de jogos digitais. Como resultado são definidas e especificados apontamentos que possam orientar a estruturação de ferramentas de gestão e práticas para o processo de design de jogos, considerando a participação de diversos membros no processo, não apenas designers. Como ponto central desta construção está o papel do designer e de profissionais que atuem com o viés do design, além de se pontuar como o designer tem participação ativa no engajamento dos profissionais com as mais diversas competências e habilidades. Ao final são discutidas as diretrizes apontadas e explanados direcionamentos para sua utilização, além de apontamentos para futuras melhorias com enfoque no processo de desenvolvimento de jogos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: processo de design; gestão de design; abordagens projetuais; design de jogos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0106

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo, Edgard Blucher, 201
  • [2] BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Design and Competitive Edge: A model for design management excellence in European SMEs. Design Management Journal, 200
  • [3] BÜRDEK, Bernhard. História, Teoria e prática do Design de Produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
  • [4] HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • [5] KENT, S. The Ultimate History of Video Games: from Pong to Pokemon and beyond... the story behind the craze that touched our lives and changed the world. Crown Publishing Group, 2010.
  • [6] KOSTER, Raph. A Theory of Fun for Game Design. Phoenix: Paraglyph Press, 2004.
  • [7] ROGERS, Scott. Level Up: The Guide to Great Video Game Design. Chichester: John Wiley & Sons, 2010.
  • [8] SHELL, Jesse. The Art of Game Design: A Book of Lenses. Rio de Janeiro: Elsevier , 2011.
  • [9] WOLFF, Fabiane. Sistemática de Avaliação da Gestão de Design. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010.
  • [10] WOLFF, Fabiane. Gestão de Design: Modelo Conceitual e Sistemática de Avaliação. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2012.
Como citar:

Frosi, Felipe Oviedo; Wolff, Fabiane; Steffen, César ; "GESTÃO DE GAME DESIGN: DIRETRIZES PARA A RELAÇÃO ENTRE EQUIPES NO PROCESSO DE DESIGN", p. 1244-1253 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações